Melhores ferramentas para Prospecção e Inteligência Comercial

Prospecção ativa de clientes sempre foi um trabalho extremamente braçal dentro do Outbound, como já foi dito no post sobre O que é Outbound.

Entretanto, atualmente, existem várias ferramentas que auxiliam o profissional de vendas em seu trabalho, atendendo desde o envio de emails em massa até a análise mais apurada do perfil dos prospects (sim, isso é possível e você verá como nesse post).

Vou citar as ferramentas logo abaixo, de acordo com as suas funcionalidades, vantagens e desvantagens em relação ao mercado brasileiro atual, e ao longo texto, você perceberá o porquê de eu estar falando isso:



1. Find That Lead

O Find That Lead é uma ferramenta que te ajuda a encontrar os emails corretos de cada prospect que você possui em uma lista. Se você souber o nome, sobrenome e URL do site da empresa em que ele trabalha, já é possível realizar a busca. A integração com o LinkedIn só facilita as coisas!

2. x.ai

Você já passou por aquela thread de 12 emails para conseguir alinhar um horário (e, se for de Field Sales, local também) para reuniões? O x.ai é seu assistente pessoal, ele te ajuda nesse bate-bola, é só colocar em cópia a Amy, que ela faz tudo isso por você.

3. Reev

Automatiza o seu processo de vendas, ao mesmo tempo em que você pode controlar o desempenho dos seus e-mails, controlar seus fluxos de cadência, gerir templates e administrar sua base de contatos.

Ele ainda permite uma redução de 40% no tempo gasto pelos vendedores com o envio de e-mails, além de um aumento de 102% na taxa de respostas. Ou seja, você consegue gerar 2.5 vezes mais oportunidades de vendas, com o mesmo esforço!

4. Lista Online Serasa

O Serasa fornece para o assinante do Lista Online um mailing segmentado de prospects, tanto B2C quanto B2B.

Ele aumenta sua eficiência operacional, pois gera contatos em massa. Além disso, a busca é segmentada de acordo com o perfil definido pelo usuário, como faturamento aproximado, nível de atividade e afins.

Como no caso do Yesware, o preço complica. A cobrança é realizada pelo número de contatos gerados.

Por fim, em alguns casos, podem vir contatos não relevantes, como por exemplo de empresas não operacionais, ou filiais de uma mesma empresa que estão em outras regiões, basicamente dados duplicados.

5. Conspire

Conspire é uma ferramenta que mostra quem da sua rede pode te apresentar a algum prospect, funciona em conjunto com a base de dados do Gmail.

Ele te ajuda pois indica pessoas da sua rede de contatos que podem te indicar a algum prospect em potencial. No fim, ainda te envia um relatório mostrando quais são os contatos que você mais conversa no seu email, aqueles que você está a mais tempo sem entrar em contato.

Os relatórios podem não conter informações relevantes caso você tenha em sua lista de email várias pessoas com as quais você não faz mais negócios, pois a ferramenta irá te lembrar constantemente de retomar o contato com elas.

6. SEMrush

Ferramenta nativa para inbound marketing, porém permite a prospecção ativa de clientes através de keywords. Sua função principal é acompanhar o rankeamento de uma página e seus backlinks. Confira o guia que fizemos sobre como aplicá-la em inteligência comercial aqui.

O bom que o SEMrush, como ferramenta, possui alguns ótimos benefícios:

  • Pode ser usada tanto pelo inbound marketing quanto para outbound sales, diluindo o custo da ferramenta;
  • Traz muitas informações prontas que um profissional de inteligência comercial terá de buscar manualmente caso não utilize o SEMrush.

No entanto, o único conselhou que dou é: não vale a pena contratar apenas para prospecção, afinal a ferramenta tem o foco em inbound marketing.

7. Clearbit / Rapportive

Ambas as ferramentas são extensões para o Google Chrome e têm um objetivo claro: te ajudar a encontrar mais informações sobre seus contatos.

No entanto, é possível testar diferentes emails para descobrir qual deles possui uma referência em mídias sociais também.

Vale a pena para conseguir mais informações quando se é um analista de Inteligência Comercial, te garanto. No entanto, existem problemas em ambos os softwares: enquanto o Clearbit indica que alguns emails inexistentes estão conectados ao LinkedIn. O Rapportive costuma ficar algumas horas fora do ar toda semana :/

Mesmo assim, vale a pena. Minha opção pessoal é pelo Clearbit, que possui uma opção de Find Email, similar ao Find That Lead, mas que te gera vários emails de acordo com uma URL.

8. Email Hunter

Também integrado ao Linkedin, o Email Hunter te ajuda a validar se um email existe, ao encontrar os contatos de diferentes pessoas do Linkedin e outras ferramentas. Vale a pena testar para quem o utiliza no dia a dia.

No entanto, sua versão free permite apenas 150 buscas/mês.

9. Datanyze

Uma das ferramentas mais completas para Inteligência Comercial, o Datanyze te ajuda a encontrar informações sobre uma empresa de acordo com buscas pela URL.

Você pode saber quanto ela fatura, quantos funcionários possui, quais tecnologias utiliza no próprio site (se você vende uma solução concorrente ou complementar, essa informação é valiosíssima), dentre outros pontos chave.

Funciona muito bem no mercado americano, mas o custo-benefício por aqui não está valendo a pena, ainda.

10. LinkedIn Sales Navigator

A ferramenta do próprio Linkedin para quem trabalha com vendas. Cara, na maioria dos parâmetros, mas essencial para quem depende dessa rede social para prospectar.

Ideal para quem trabalha vendendo para grandes empresas ou de tecnologia, já que a maioria dos seus prospects estará lá. Cada vez mais se torna necessário no nosso cenário, devido ao crescimento do LinkedIn.

11. Charlie App

É basicamente um assistente “pessoal” para colher informações estratégicas disponíveis online sobre o prospect. Ele acessa a base de dados do Facebook, LinkedIn, Twitter, dentre outras e gera um relatório que é enviado para o email do usuário. Lembro também que ele só funciona em reuniões que foram marcadas no Calendar do Google (enviando um convite para o prospect).

Alguns dos seus benefícios são:

  • Feedback completo das informações do próximo prospect com qual o o profissional de vendas irá se reunir;
  • Importante para definir um roteiro de reunião (poder verificar em quais pontos é interessante citar para gerar rapport);
  • Funciona em conjunto com o Gmail (buscar as reuniões a partir do calendar).

No entanto, existe uma desvantagem clara:

  • A assertividade do feedback depende da frequência com qual o prospect atualiza as suas redes sociais.

12. Gainful.io

Assim como outras ferramentas de busca, o Gainful.io utiliza o LinkedIn para encontrar informações e contatos para gerar listas de leads. No entanto, ele vai além do LinkedIn, procurando no AngelList e Crunchbase.

Mais um dos seus diferenciais está nos filtros que permite realizar, incluindo aí setores de mercado, cargos e outros campos que podem ajudá-lo a conseguir contatos de tomadores de decisão rapidamente.

13. Nova

Você já gastou diversos minutos conseguindo mais detalhes para tentar enriquecer um email de prospecção? Através de Data Science, o Nova gera introduções personalizadas para seus contatos.

O único problema: só funciona para quem está pensando em focar no mercado global, já que ainda possui suporte apenas em inglês.

14. Zen Prospect

Sim, o Zen Prospect faz muitas coisas. O problema comum de plataformas assim é que, quase sempre, você encontra ferramentas que, invidualmente, possuem melhores funcionalidades ou usabilidade.

Não é muito diferente por aqui, mas quem gosta de centralizar suas ações, pode contar com uma plataforma mais completa.

16. Inbot

Você já quis ter um bot que conseguisse novos contatos para você simplesmente enviar seus emails? Então já encontrou ele 🙂

Apesar da assertividade não ser altíssima, você gasta pouquíssimo tempo para conseguir novas tentativas, então vale a pena alguns testes para ver se seu mercado possui um índice de acertos legal.

17. FindthatEmail

Ferramenta criada para encontrar o email do contato com precisão, para disparo de cold emails.

O número de emails na versão free é de 15, porém notamos que a assertividade da ferramenta é maior do que de seus concorrentes, o que a torna certamente atrativa.

Opinião como usuário das plataformas de Outbound

Todas as plataformas citadas acima são complementares entre si e de fato aumentam bastante a eficiência operacional do processo, deixando mais tempo livre para o profissional de vendas se preparar para uma reunião e poupando esforço na hora de prospectar. Com a informação mais apurada em mãos o processo de qualificação do prospect começa antes mesmo de entrar em contato.

Entretanto é necessário verificar qual é o custo x benefício para a sua empresa. Como quase todos os serviços são estrangeiros, o preço em dólar pesa bastante na decisão. Serasa é um serviço nacional, que apesar de caro está cotado em reais :D.

E sua empresa, utiliza alguma dessa ferramentas? Qualquer sugestão é muito bem vinda!

Pessoalmente, eu acho que você deveria começar experimentando o Reev.

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