Você sabe responder essas perguntas de bate-pronto? Qual a grande diferença entre seus processos de Marketing e Vendas? Como diferenciar Marketing e Vendas no dia a dia mas, ao mesmo tempo, entender os pontos de integração? Qual a melhor maneira de diminuir o atrito entre as equipes? A minha resposta é simples: Contexto e conteúdo, essas duas palavras definem a diferença! Marketing é um processo de escala, voltado para conversar com muitas pessoas (excluindo aqui account based marketing, que é COMPLETAMENTE integrado ao processo de Continue lendo

Sales Forecast

Pode falar a verdade, eu sei que você apanha para fazer Sales Forecast. Seja como gestor ou como vendedor, prever a entrada de clientes é uma habilidade que demora para ser adquirida. É um caminho difícil a se trilhar mas vale a pena, afinal previsibilidade é o suprassumo dos processos de vendas, certo? Quando se fala em forecast de vendas, existem duas maneiras de abordar dentro de um time: no âmbito estratégico, com planejamento de metas e conversão no funil, e na parte tática, analisando Continue lendo

Os 5 maiores problemas em vendas B2B no Brasil

Existem 5 grandes problemas em vendas para praticamente toda empresa B2B que busca escalar sua operação. Alguns deles ocorrem por falta de infraestrutura ou um ecossistema bem desenvolvido, mas no fim, independe se você está em São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis ou Recife. Os desafios para alcançar os resultados previsíveis e consistentes se impõe sobre todos e é preciso definir um método para corrigir esses obstáculos. Boa parte dos estudos modernos sobre marketing e vendas são direcionados para encontrar problemas disseminados em setores de mercados Continue lendo

O Outbound Go é uma das ações mais importantes que fizemos aqui na OTB nos últimos tempos. Se você já acompanha o nosso blog sabe o quanto estamos felizes em lançar essa certificação em outbound. Desde lá no início tínhamos um propósito, uma visão: Queremos um mercado que trabalha vendas de maneira mais técnica, com processos melhores definidos, com métodos bem desenvolvidos. Nesse caminho falamos sobre técnicas de venda, técnicas de negociação, estruturação de processo, inbound, outbound, gestão, treinamento, contratação e um punhado de outros Continue lendo

Desde pequena sempre adorei tecnologia e inovação. Ler sobre o assunto me fascinava e eu fazia meu máximo para estar por dentro das novidades do mundo de tech. Para ser sincera, nada mudou quando cresci (: Esse foi um dos principais motivos que me incentivaram a começar uma trajetória em startups, onde pude ver de perto softwares novos sendo criados e a velocidade que a inovação percorre nesse mundo. Quando sai do marketing e vim para vendas, o cenário era o mesmo. Apesar de existirem Continue lendo

Case Ecommet

Hoje em dia muito se fala no mercado sobre o Inbound Marketing ou Marketing Digital. Além disso, também virou tendência falar sobre o livro Receita Previsível, do famoso Aaron Ross e Marylou Tyler. Famoso ou não…. “mainstream” ou não (como nosso querido diretor de marketing, Arthur Viana, gosta de falar), o fato é que ambos dão certo. No entanto, muitas pessoas ainda têm medo de implementar o que é falado nessas vertentes e acabam ficando para trás dentro do mercado, sendo fadadas ao fracasso (forte, Continue lendo

analise-fluxos-de-cadencia-a-otica-do-gestor

Há um tempinho já que escrevi meu primeiro post aqui para o blog. Desde então, várias coisas aconteceram (e essas mudanças justificam o meu sumiço). Nos 9 meses que estou aqui, já passei de SDR para Closer em 3 meses (UHUL!), assumi parte do time de vendas, e agora sou Head of Sales do Reev, a nossa ferramenta de automação comercial (: E você sabe, com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Acabei me ausentando um pouquinho daqui para conseguir olhar bem para o processo comercial Continue lendo

listas de leads

Dentro dos 6 meses que eu tenho de casa, acompanhando tanto a operação da consultoria quanto a operação do produto, percebi um gargalo claro no mercado brasileiro: a geração de leads do zero (chamamos de smart leads no blog). Esse é um processo que temos muito bem estabelecido por aqui e ajudamos muitas empresas a conseguir incrementar a área de Inteligência Comercial graças ao nosso contínuo estudo e desenvolvimento (humildade alert!). O texto de hoje é mais uma forma de ajudarmos mais times de vendas a Continue lendo

Fluxo de Cadência

Atrair, despertar o interesse, ligar e fechar o negócio. Hoje em dia essa regra do inbound parece simples, rápida e fácil. Mas, se você já trabalhou com vendas inbound, sabe que tem muito mais nessa estratégia que o olho enxerga, não é mesmo? Quem me dera se fosse tão simples! Muitas pessoas convertem na sua página por curiosidade, outras só querem receber seus emails porque um amigo falou que são divertidos e, de vez em quando, aparece aquele CEO ou Diretor que quer conhecer seu Continue lendo

Funil de Vendas em Y

Caramba! Já faz muito tempo que eu não escrevo aqui… Posso ser bem sincero e dizer que já estava com saudades, é bom compartilhar um pouquinho  do que vivenciamos e saber que podemos ajudar os outros nesse caminho. Até por isso, continuo recebendo feedbacks frequentes sobre muito do conteúdo que produzimos. O lado bom de tudo isso é que nesse tempo sem escrever pude estudar bastante e aprender coisas novas que valerão a pena de ser compartilhadas com você. Pode ter certeza não vai ser Continue lendo