Vendas

Podcast SalesHeroes | Importância do autoconhecimento em vendas

Ei pessoal, viemos aqui para mais um episódio do SalesHeroes Podcast e hoje estou aqui com a Ane Carolina. Ela é uma SDR que teve uma evolução incrível devido a aplicação do autoconhecimento em vendas e muito disso se dá porque ela é literalmente fora da curva. 

A Ane veio de um processo totalmente voltado para gestão de pessoas e acabou que caiu em vendas, se apaixonou e ficou. É isso mesmo Ane?

Ane: Oi Lari, primeiramente obrigada por estar aqui, fiquei muito feliz com o convite. Sim, fui parar em vendas de uma forma muito engraçada até…

Participei de um processo para carreira em gestão de pessoas, porém a vaga estava demorando a sair e eu conversando com amigos acabei caindo em vendas.

Eu sempre falo o quanto é importante a gente se comunicar com a nossa rede e deixar claro que estamos em busca de algo. 

Transcrição

Mas antes da gente começar, quero te fazer 3 perguntinhas:

#1 Qual é seu super poder?

Meu super poder é me adaptar às situações. Eu consigo me adaptar muito fácil e extrair o que eu preciso daquela situação para seguir em frente. Isso acaba trazendo resiliência e é uma coisa que a gente não aprende do dia para noite.

Mas acredito que tudo isso vem do autoconhecimento. Só consigo me adaptar muito bem as situações porque eu me conheço muito bem.

#2 O que te fez virar uma super heroína em vendas? 

A minha busca continua por aprender e me autoconhecer. Quando mais eu me conheço, melhor eu sei o que me faz e o que não me faz bem, o que faz meu coração vibrar, o que faz eu me automotivar. 

#3 Qual a sua kriptonita? 

Emoções. Mais uma vez através do autoconhecimento eu descobri dentro dele 2 fases: a primeira é que legal que eu me conheço, mas por outro lado você vai saber as suas sombras e isso muitas vezes não é legal. 

Em todo esse processo é muito importante que você entenda e reconheça os seus erros para que você não erre novamente ou pelo menos faça isso menos.

É importante ter emoções, a gente nunca vai viver sem elas, mas a grande importância é você saber como agir diante delas.É basicamente você saber se comportar diante dos desafios e escolher as suas batalhas.

autoconhecimento em vendas - é sobre como você se vê

Como a sua graduação em gestão de pessoas contribuiu para sua performance em vendas? 

Ane, quero que você abra a sua caixinha de pandora pra contar pra gente 4 coisas que você aprendeu na gestão de pessoas que contribuíram muito para sua evolução na carreira de vendas.

Ane: Gestão de pessoas, para mim todo mundo tinha que em algum nível fazer. Essa formação vai trabalhar não só as skills e comportamentos, mas ela vai te trazer um mindset diferente. 

Em tudo que eu faço, sempre tenho a curiosidade de entender o quanto eu posso contribuir. 

Toda vez que  vou me conectar com um lead,  sempre procuro ir além de querer vender, o que eu quero é entender quem é ele. E eu só consigo extrair essas informações porque procuro passar o máximo de confiança possível. 

Mas não se preocupem se hoje você não consegue fazer isso,  não é de um dia para noite. 

Construir relações é o grande foco e isso eu trago da minha formação. 

O que você faz de diferente para conseguir controlar seu mindset?

Ane: Bom, eu brinco que tenho um ritual antes das minhas ligações. Aprendi a me conectar comigo mesma e uma coisa que tem me ajudado muito nisso é a meditação. Quando eu respiro pelo menos de 15 a 20 vezes antes de uma ligação isso faz muita diferença. 

Hoje em dia a gente fala muito de escuta ativa, mas você não vai conseguir praticar isso se você não estiver 100% presente e, consequentemente, você não consegue estar presente se estiver pensando em outras milhões de coisas.

Trabalhar o aqui e o agora não é fácil. Com essa prática eu consigo silenciar a minha mente para me conectar com uma outra pessoa e assim fazer uma boa reunião. 

Além disso, uma coisa que eu venho treinando muito é como controlar as pausas da minha fala e isso faz muita diferença para quem está te ouvindo.

Mas claro, tudo isso parte do autoconhecimento. Para mim é a respiração, mas você precisa se conhecer para poder descobrir qual a melhor ferramenta para conseguir se conectar com seu corpo.

Você acha que concentrar demais pode acabar tirando emoção? 

Não, pelo contrário. Quando a gente medita, mesmo que de diferentes formas, isso nada mais é do que você trabalhando o seu aqui e agora. 

Eu era uma pessoa que sempre pensava no amanhã, no depois, na semana que vem e no agora eu esquecia. E isso acaba gerando muita ansiedade que é algo que vem das emoções. 

O mais importante não é o como você fazia é você querer a mudança, querer fazer algo diferente para melhorar.

Como você acha que o autoconhecimento em vendas te auxilia?

Mais uma vez eu vou te dizer que o mais importante nisso é você entender suas sombras. 

Eu por exemplo achava que falar demais era uma das minhas sombras mais horríveis e eu descobri que se eu consigo equilibrar isso pode ser muito bom para mim. 

Até que ponto eu consigo ser clara?Até que ponto eu posso ir em uma conversa?Até que ponto eu consigo entender as pessoas e elas me entendem? 

Comunicação é uma via de mão dupla, você tem que me entender e eu também te entender. E vendas tem muito isso, não adianta eu ter um script de vendas lindo e o lead não entender nada do que eu estou falando.

Começa a entender que você pode sim ter um roteiro, mas você não vai seguí-lo a risca. 

Você precisa ser você e usar isso para estar ali a fim de entender o cliente e para mim isso vem muito do quanto você te conhece. Só assim você ai conseguir enxergar o outro em sua essência.

Quando eu comecei nesse mergulho,  as pessoas me falavam que eu tinha muito potencial mas eu não o via nunca. Daí eu descobri que eu tinha um auto sabotador, eu mesma não acreditava em mim.

Um dos livros que me ajudou muito é o Jeito Harvard de Ser Feliz, pessoas motivadas tendem a ter performances melhores. 

Tudo isso parte muito do gestor de vendas, além dele ser responsável por toda liderança ele é peça fundamental para motivar os outros. E ele só conseguirá fazer isso com êxito se ele conhece muito bem o seu próprio comportamento! 

Cobrança em vendas é necessário, mas o como e o que eu cobro é essencial.

Vendas para mim é conexão com pessoas e é isso que me move 😀 

Queremos até lançar um desafio para você parar 1 hora na sua semana para pensar em si mesmo, quem anima? Depois contem pra gente os resultados que obtiveram!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *