Automação de emails: como isso pode ajudar as suas cold calls?

Poucas pessoas conhecem o conceito de automação de emails. Isso acontece, inclusive, porque existem poucas ferramentas que fazem esse tipo de trabalho e o brasileiro não está tão acostumado à automatização de prospecção ativa.

Para entender o quão inovador é esse tipo de solução basta lembrar que há 30 anos atrás não existiam emails e todos os contatos eram feitos exclusivamente via fax ou telefone.

Hoje, a eficiência operacional é algo que define o sucesso de um time de vendas. Quanto mais emails e ligações são feitas, mais vendas são fechadas.

Com o surgimento de ferramentas de automação de emails, que possibilita um enorme ganho de escala, podemos dizer que está acontecendo uma revolução tecnológica na área de vendas.

Quer entender por quê?

Automação de emails: o motor a vapor do time de vendas

A Revolução Industrial foi um período de muitos avanços, mas o motor a vapor certamente foi a maior inovação da época.

Capaz de gerar energia equivalente aos esforços de vários trabalhadores e animais, ele melhorou e muito a qualidade de vida do ser humano. As viagens se tornaram mais rápidas, construções maiores e mais robustas passaram a ser erguidas e a humanidade começou a aumentar sua produtividade de forma exponencial.

O aumento da produtividade foi o maior legado da revolução industrial. Fazer mais em menos tempo é o que move a humanidade pra frente!

Na área de vendas, essa realidade não é muito diferente. As empresas conseguem atingir os seus objetivos sendo mais eficientes que seus concorrentes.

Quando falamos de eficiência, podemos nos referir a vários aspectos, desde a forma como um produto é produzido ou a maneira como ele é comercializado.

O foco desse texto claramente é tratar sobre eficiência em vendas. E a automação de emails faz o vendedor realizar o trabalho de horas e apenas um minuto – um baita ganho de escala, não?

Então vamos nos aprofundar no tema?

Como a automação de emails gera resultado para sua empresa

Todo time de vendas costuma enfrentar um grande dilema: enviar cold calls ou cold mails?

Sabemos que, em um fluxo de cadência, ambos devem ser alinhados. E a automação de emails permite o time comercial focar nas cold calls, que naturalmente possuem uma taxa de conversão maior.

Ao automatizar todo o fluxo de contatos, independentemente de o vendedor se lembrar ou não do follow up, ele será enviado.

Só para ter noção do aumento de produtividade que a automação de emails é capaz de gerar, uma boa ferramenta permite o disparado de mais de 200 emails de uma só vez.

Já imaginou o que seu time pode ganhar com isso?

Automação de emails: como isso pode ajudar as suas cold calls?

É só pensar um pouco. Ao invés de disparar 100 emails e realizar 100 ligações, eles podem realizar 200 ligações, aumentando o volume de contatos que são feitos diariamente.

Ou seja, é uma ferramenta simples mas que gera grandes resultados.

Problemas comuns com automação de emails

O problema de grande parte das ferramentas existentes no mercado é a impossibilidade de pausar um fluxo de automação.

Por exemplo, se um lead recebe o seu contato e responde, ele continuará recebendo os outros emails do fluxo mesmo tendo pulado várias etapas.

Isso passa a imagem de pouca personalização dos contatos, o que pode acabar impactando a taxa de conversão final.

E mais: em mercados como o brasileiro, que requerem um nível de personalização muito elevado, esse tipo de falha pode acarretar em resultados ruins.

Como então resolver esse problema?

A resposta se chama Reev!

Aqui na Outbound Marketing falamos bastante sobre a necessidade de tornar times comerciais mais eficientes e conectados ao século 21.

Percebemos que uma das maiores dores dos times comerciais é a incapacidade de conseguir realizar várias tarefas no mesmo dia e com qualidade. E, como eu já disse no tópico anterior, as ferramentas existentes acabam não suprindo esse gap de mercado.

Focando nesse problema, nós desenhamos o Reev.

Automação de emails: como isso pode ajudar as suas cold calls?

Ao mesmo tempo em que ele consegue automatizar o envio de emails personalizados, também permite pausar o fluxo caso o lead dê alguma resposta, seja ela positiva ou negativa.

Assim você pode personalizar contatos e disparar várias mensagens ao mesmo tempo, sem correr o risco de soar como email marketing ou SPAM.

Conclusão: não adianta tentar vender no século 21 como se estivéssemos no passado

O mundo mudou e isso não é novidade para ninguém. Novas tecnologias como a internet transformaram a forma como as negociações são feitas.

Toda empresa que quiser sobreviver deve se adaptar a essas mudanças. É preciso realizar mais contatos diários ao mesmo tempo em que não se pode abrir mão da qualidade.

Utilizar uma ferramenta de automação de emails é vital para o sucesso da sua empresa. Não perca tempo digitando emails ao invés de focar nas cold calls. Automatize e venda mais. 

E sua empresa, como tem feito os disparos hoje? Todos de forma manual?

Converse com o nosso time de especialistas para te falarmos um pouquinho de como o Reev funciona!

  • Artigo legal.

    Quais ferramentas vcs sugerem?
    Quais/qual vcs usam na outbound?

  • Bruna Moreira

    Ei, André! Aqui na OTB utilizamos o RD Station para email mkt e o Reev para fluxo de cadência.