Blogs de Marketing que todo Vendedor precisa conhecer

Como vendedor eu sempre procurei superar aquilo que esperavam de mim.  Não me refiro apenas às metas, mas também quando se trata de entender o processo como um todo e suas implicações.
Foi a partir desse objetivo que eu comecei a procurar a cada vez mais material complementar em relação a minha área.
Como vendedor, eu procuro ler sobre psicologia comportamental, programação neurolinguística e linguagem corporal, por exemplo. Sei que são conhecimentos complementares às minhas atividades e que ajudam a melhorar meus resultados.
Mesmo assim, com as recentes mudanças e implementação dos processos de inbound e outbound marketing, a evolução da área comercial tornou necessário agregar os conhecimentos a respeito de prospecção, qualificação e fechamento no meio digital.
Foi pensando nessa necessidade que nós desenvolvemos esta lista com os melhores blogs de marketing para você vendedor interessado em conhecer mais sobre todo o processo e definir o passo a passo de cada oportunidade comercial que chega até as suas mãos
Afinal, temos de usar as evoluções do processo para angariar informações-chave que nos ajudem a gerar valor durante nossas negociações, não é?
Em Outbound Marketing, por exemplo, a situação se torna ainda mais complementar. A segmentação do processo acabou trazendo uma necessidade, visto que  a diferenciação entre Hunters e Closers trouxe ainda mais complexidade ao processo e permitiu ao vendedor se especializar naquilo que ele faz de melhor.
Novamente, precisamos, ainda assim, entender as origens de cada uma das oportunidades que recebemos.
Um lead que veio por inbound, nutrido pelo meu conteúdo, deve receber informações diferentes de um outro lead prospectado pelo meu time de outbound. Em ambos os casos, meu discurso se adapta à situação e o meu entendimento sobre a jornada do lead até aqui faz toda a diferença.
É por isso que continuo lendo muito sobre marketing. Quero entender melhor o trabalho anterior, o pilar do meu processo. Sem o marketing gerando novas oportunidades (e com um processo de Hunters e Closers) não vou ser capaz de vender.
Quanto mais eu entender o trabalho daqueles que vêm antes de mim, melhor será meu feedback e, consequentemente, maior será a evolução do processo. Tudo isso,  por fim será retornado através de generosas comissões e aumento de faturamento da empresa. 🙂
O que você acha? Faz sentido para você também?
Se sim, vamos conferir os melhores blogs no assunto!



Resultados Digitais

Blogs de Marketing - Resultados Digitais
O blog da Resultados Digitais é uma das referências no Brasil em Inbound Marketing. Muito mais do que apenas oferecer uma ferramenta líder no mercado, eles também compartilham diversas técnicas e dicas cruciais para o desenvolvimento de um processo de prospecção passiva eficiente.
Se você acha pouco, vai gostar de saber que eles vão além, compartilhando um pouco sobre suas técnicas de gestão e demonstrando como alcançar uma cultura forte e que leva a empresa ao sucesso, passando por diversas áreas, como Sucesso do Cliente, Operações e até Tecnologia (eu adoro o Ship It).
Dois materiais que gosto muito são “O Guia Definitivo do Growth Hacking” e “”Segmentação: como gerar melhores resultados enviando menos emails”.

Hubspot

Blogs de Marketing - Hubspot
A Hubspot é a maior concorrente da Resultados Digitais aqui no Brasil. Enquanto a primeira domina o mercado americano e boa parte do mundial, a segunda se estabeleceu no mercado brasileiro e vem desenvolvendo um produto bem adaptado à nossa cultura.
Para ser sincero não acompanho muito o blog em português da Hubspot, mas venho acompanhando os artigos em inglês há muito tempo.
Existem três grandes categorias em seu blog: marketing, vendas e outra, mais específica, direcionada para agências. Quando falamos da primeira, sempre gosto de analisar algumas dicas sobre relacionamento com leads e e-mail marketing.
O material que é uma verdadeira obra de arte é o State Of Inbound.
Para dar conta de todos volumes que produzem, por vezes, a Hubspot diversifica e busca entregar conteúdos alternativos, como aliando psicologia e economia comportamental às diferentes atividades do marketing.

Marketing de Conteúdo

Blogs de Marketing - Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é o blog da Rock Content, uma das pioneiras no mercado brasileiro e. até onde sei, o maior blog sobre o assunto em terras tupiniquins.
Até mais do que o Inbound, acredito que o Marketing de Conteúdo deve ser parte presente e constante na vida do vendedor, seja utilizando blog posts para gerar valor em follow ups ou tirar dúvidas de leads durante negociações.
Além de facilitar sua vida, todo o material produzido ajuda a gerar ainda mais credibilidade e, aliado com um bom processo de prospecção passiva, pode se tornar uma ótima fonte de leads qualificados por maturidade para o seu time comercial.
Eu amei o artigo sobre Marketing de Conteúdo que o Deadpool escreveu para eles! Chimichanga!
Você também pode conferir sobre como o conteúdo pode alinhar ao seu processo de vendas e fluxo de cadência!

Viver de Blog

Blogs de Marketing - Viver de Blog
O Henrique Carvalho é o autor do Viver de Blog e tem nos ajudado bastante a produzir um melhor conteúdo. Com grandes referências em relação a materiais ricos e posts épicos. nós procuramos interpretar a qualidade que ele  transfere aos seus artigos e adaptá-lo à nossa realidade, tratando especificamente de outbound marketing e vendas.
Vale conferir o próprio Case do Viver de Blog, onde o Henrique conta mais sobre porque decidiu produzir menos conteúdo em quantidade, mas focado em altíssima qualidade e relevância. Não dá para discordar que, ao menos para ele, a estratégia deu muito certo.

QuickSprout / Neil Patel

Blogs de Marketing - QuickSprout
Essa indicação 2 em 1 ocorre porque grande parte dos posts que nós usamos como referência no blog da QuickSprout foram produzidos pelo próprio Neil Patel, que também possui seu blog pessoal.  Inclusive, ele começou a produzir posts em português para o mercado brasileiro.
Patel é uma das grandes referências mundiais em SEO e, assim como o Henrique Carvalho no Viver de Blog, sempre procurou produzir conteúdos épicos (por vezes densos até demais, mas de uma riqueza e detalhe impressionantes).
O tipo de conteúdo que ele produz me ajuda a entender tecnicamente como funciona o processo de inbound e quais são as táticas utilizadas pelos especialistas para gerar tráfego e converter leads.
Vale conferir sua dica sobre conteúdos que podem viralizar e como começar!

Seth Godin

Blogs de Marketing - Seth Godin
Seth Godin  é uma das grandes referências para quem trabalha com marketing digital por causa de suas teorias e ideias sobre a criação de tribos, por exemplo. Seth ensina muito sobre como conquistar um público leal, ajudando a direcionar todo o mercado buscando adequar tanto conteúdo quanto posicionamento em relação às necessidades e vontades do seu público-alvo.
Se você ainda não leu, pode começar por um de seus livros, (o meu preferido, dentre eles): Tribes – We Need You to Lead Us.
Além disso, seu blog segue uma linha completamente oposta à do Neil Patel e Henrique Carvalho, com textos curtos, indo direto ao ponto e buscando incentivar a reflexão dos leitores: Brand Exceptionalism.

GrowthHackers 

Blogs de Marketing - Growth Hackers
O Growth Hackers é um fórum focado em profissionais de marketing e vendas que desejam escalar seus resultados. Com foco em empresas de base tecnológica, especialmente SaaS, este canal une alguns dos melhores profissionais da área.
Um dos maiores expoentes e atrativos para o sucesso do canal é Sean Ellis, capa deste artigo, inclusive. Com passagens por LogMeIn e UpRoar até o IPO de ambas empresas (e ainda participações em outras companhias, como Qualaroo, KissMetrics, Dropbox e, agora, fundador do Growthhackers.com), Ellis foi o responsável por cunhar o termo Growth Hacking e ajuda a trazer a credibilidade necessária para o canal.
O fórum produz muitas discussões relevantes e trata de diferentes táticas e técnicas utilizadas para gerar mais oportunidades. Se você quer acompanhar a vanguarda do Agile Marketing, precisa conferir com frequência as postagens por lá!
Para você ver que não estou mentindo, confere o nível do debate aqui: Tech Brands Kicking Ass at Marketing Right Now.

IPub Agencia Mestre

A IPub é uma agência de Inbound Marketing de São Paulo, com parceria com Hubspot. Em seu blog, Carlos Justino, o CEO, dá dicas sobre estratégias de SEO, explica a importância do Inbound Marketing, e ainda aspectos mais gerais, sobre como criar personas, e cases legais.
É fácil achar alguma coisa que você goste no blog, e eles ainda têm páginas só com conteúdo de blog para indústrias, e  para saúde e beleza, áreas que possui clientes.
Um material bem legal é sobre o Quanto devemos investir em inbound marketing.

Agência Mestre 

Um blog bem completo é o da Agência Mestre. Com vídeos rápidos, Fábio Ricotta fala sobre assuntos importantes para qualquer empresa: desde a importância do marketing digital, de conteúdo, empreendedorismo e as últimas novidades da área.
No blog você também encontra diversos artigos com dicas de blogs, redes sociais, web analytics e SEO. Ufa, é muita coisa, viu? Pra começar, dá uma olhada nesses aqui:
Produtividade: 4 dicas para você ser mais eficiente , Criar listas de remarketing no google analytics

Contentools 

No blog da Contentools você encontra muita coisa de marketing de conteúdo, desde artigos a dicas de como criar e otimizar seus conteúdos. Há também uma página com um case legal, vídeos com passo a passo de como utilizar ferramentas novas, e entrevistas de gente foda da área.
Inclusive  Aaron Ross, autor do clássico de vendas “Predictable Revenue” escreve e dá entrevistas nesse blog com bastante frequência! Um desses textos é o To Create Compelling Content, Know Your Buying Stages

Saia do Lugar (ou SDL para os íntimos) 

Um blog muito bom, o SDL tem de tudo que você precisa para entender de vendas, marketing, e empreendedorismo para otimizar o dia a dia da sua empresa. Além de dicas matadoras, eles também postam muitos artigos de diversas categorias (tecnologia, finanças, liderança e estratégia são algumas dessas). E para ser melhor ainda, eles ainda têm uma página só com ferramentas legais de marketing, tipo a Calculadora de Marketing, e uma outra com dicas legais de leitura, como e-books e pesquisas em marketing.
Atualmente a página está sendo administrada pela Rock Content, que já era parceira, então já dá pra saber que tem coisa boa por ali! Um desses é esse texto do Renato Mesquita: Como ser mais produtivo e mais feliz. Quem não ia querer ler sobre isso?

Zona Internet

Ok, o nome parece um pouco zoeiro demais, mas vai por mim, não dá pra não amar esse blog. Desde o design, fotos do pessoal dessa agência de Marketing Digital, bonequinhos do Star Wars. Mas vamos ao conteúdo: você também encontra de tudo um pouco, com destaque para inbound marketing, marketing de conteúdo e planejamento estratégico.
Um texto bacana é o de Planejamento estratégico para projetos digitais e suas ferramentas, que te fala de um jeito bem detalhado, como seu planejamento deve ser feito, e ainda dá exemplos de ferramentas muito boas e certeiras para esse processo!
Mas se seu interesse for Inbound, eles também tiram várias dúvidas, como Como convencer o seu CFO a investir em inbound marketing

Vital Design 

Vital é uma agência norte americana de estratégia web, desenvolvimento de marca e inbound marketing. No blog você encontra esses assuntos divididos por categoria, e ainda notícias relacionadas. 
Não deixa de conferir o texto Why You Need a Documented Smarketing Process, que tem alguns insights bem bacanas!

Brainstorm9

Blogs de Marketing - B9
Além do blog que é quase um canal de entretenimento, o Brainstorm9 possui um podcast que trata de variedades. No entanto, são as análises sobre diferentes propagandas e peças publicitárias que me levam acompanhar seu conteúdo constantemente.
Sempre atentos as últimas movimentações do mercado publicitário e com foco em comunicação e posicionamento, o Brainstorm9 acabou se diferenciar da média de artigos sobre Marketing Digital que eu costumo ler!
Olha só: Obama no SxSW 2016: Lição sobre a importância do digital ter o usuário como foco.
Te garanto que você pode conseguir mensagens valiosos ao perceber como marcas influenciam e manipulam suas bases de seguidores. Vai que dá para fazer o mesmo por aí, não é?
 
Ferramenta de ICP

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