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Como conseguir mais clientes para sua agência de marketing digital: 5 práticas indispensáveis

Todos sabemos que vender um produto ou serviço é uma tarefa fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, não é mesmo?

E isso vale também para as agências de marketing digital. Assim, é necessário utilizar algumas técnicas para sempre agregar novos clientes.

Afinal, nenhuma empresa consegue viver apenas de indicações e manutenção de velhos clientes, não é mesmo?

Mas a pergunta que paira a cabeça das pessoas é: O que eu devo fazer para conseguir novos clientes para a minha agência de marketing digital?

Bom, é sobre isso que falaremos agora. Então se você deseja ficar por dentro do assunto acompanhe este artigo atentamente.

O que é a captação de clientes para minha agência de marketing digital?

A captação de clientes é um conjunto de estratégias utilizadas para agradar ou atrair as pessoas, fazendo com que elas estabeleçam uma boa relação com o seu negócio.

Logo, ela é realizada a partir da busca ativa por pessoas que se enquadrem no perfil de possíveis clientes para a sua empresa.

Assim, a proposta é criar o maior número de oportunidades possível para que os clientes entrem em contato com a sua empresa e conheçam as soluções que ela oferece.

Como conseguir mais clientes para a agência de marketing digital?

Existem muitas maneiras de divulgar a sua empresa e captar novos clientes. No decorrer deste artigo falaremos sobre algumas delas, como por exemplo:

1. Posicionamento local

As estratégias voltadas ao posicionamento local englobam duas questões principais: A utilização das técnicas de SEO e da ferramenta Google Meu Negócio.

A primeira possibilita que o seu site esteja sempre entre os melhores posicionados do Google e de outros portais de pesquisa.

 SEO ou search engine optimization é um conjunto de métodos que otimizam o seu site, tornando-o mais legível para as ferramentas de busca.

Desse modo elas podem compreender de maneira integral qual é o conteúdo ali presente e verificar se ele é relevante ou não.

Com isso, e definido o posicionamento de seu portal nas páginas de busca. Ainda, além da questão do posicionamento, saber o assunto de seu site ajuda o Google a direcioná-lo aos clientes mais interessados naquele conteúdo.

Já o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita  elaborada para que as empresas e negócios possam gerenciar suas presenças online, inclusive no Google maps e nas páginas de pesquisa.

Sua importância é tamanha, uma vez que ao verificar e editar as informações sobre sua empresa, é possível facilitar bastante a vida dos clientes e permitir que eles encontrem o seu portal com maior facilidade.

Além disso, a ferramenta possibilita que você interaja com seus clientes, lendo e respondendo diversos comentários deixados por eles.

Assim, você pode inclusive postar fotos mostrando que tarefas são realizadas dentro de sua agência de marketing digital.

Também é possível analisar diversos insights de como os clientes estão procurando a sua empresa na rede e de qual região eles são.

Você ainda pode observar uma tabela de avaliações, examinando o nível de satisfação dos clientes e buscando compreender o que precisa ser modificado em sua agência.

2. Campanhas de performance nas Redes Sociais

Esta estratégia vem se tornando cada vez mais popular, ganhando muito espaço entre as agências de marketing digital que desejam atrair um maior número de clientes.

Esse enorme crescimento também se deve bastante à forte revolução que ocorreu nas redes sociais nos últimos tempos, como é o caso do instagram e do facebook.

Nesse contexto, a mídia de performance consiste num tipo de propaganda que não é paga com um valor pré-determinado, mas sim variável, que depende da performance do anúncio.

Desse modo, o preço de um anúncio é definido a partir do número de vezes em que ele foi clicado ou gerou leads, por exemplo.

Assim, é importantíssimo que as campanhas para marketing de performance sejam extremamente segmentadas.

Em outras palavras, ela precisa ser muito bem elaborada para atingir precisamente o público alvo da agência de marketing digital.

3. Investir em inbound marketing

O inbound marketing não é nada mais nada menos que um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico.

Assim, podemos dizer que ele possui estreita relação com o item citado acima, pois ambos são elaborados para atingir determinado grupo de pessoas.

Isso porque é muito mais fácil se comunicar com um potencial cliente, criando um relacionamento que pode ser muito mais duradouro.

Mas lembre-se, você  não deve ser irritante com as pessoas e sim tentar atraí-las a partir de benefícios e qualidade de serviço,

 Além disso, para alcançar os potenciais clientes, é possível utilizar estratégias de email marketing, ou seja, encaminhar a publicidade diretamente pelos correios eletrônicos.

4. Outbound marketing

De maneira extremamente simplista, podemos dizer que ele é uma estratégia prospecção ativa e o inbound é uma estratégia de prospecção passiva.

Não entendeu? Bom, vamos explicar com mais clareza. Enquanto no inbound você se concentra em atrair potenciais clientes, no outbound é necessário identificar os perfis destes potenciais clientes para, posteriormente, abordá-los.

Para isso, é necessário avaliar se aquela pessoa se enquadra no perfil de cliente ideal. Isto é definido a partir de um conjunto de parâmetros ligados às características do cliente que se adapta melhor à solução oferecida por sua agência de marketing digital.

Conquistando Spears

Uma estratégia muito conhecida é a “spears”. Tratam-se de contatos que precisam de um esforço maior. Na maior parte do tempo, só se conquistam com a equipe responsável pelas vendas dos serviços, que tem proatividade e não espera que o prospect “permita” o contato para procedê-lo.

É aqui que se formulam as listas de prospects, bem como a qualificação dos mesmos para o estabelecimento do perfil e do contato do lead, mesmo que tenha ou não interagido com a agência.

Neste caso, para conquistar spears é preciso de um profissional hunter. Este têm o foco na elaboração de prospects, bem como a qualificação. Ele pode fazer uso da rede social LinkedIn para fazer pesquisas de empresas que podem se tornar clientes.

Depois disso, ele fará a ligação para confirmação de informações obtidas e a verificação do contato receptivo. A fase seguinte consiste na apresentação da proposta, repassando o contato para um profissional closer.

Já o closer terá foco em concluir os negócios, fechar acordos. Só leads qualificados vão alcançar o seu trabalho. Portanto, eles devem ser profissionais com argumentos.

5. Possua um site responsivo

Esta é uma dica simples, mas que pode ser extremamente importante para seu negócio. Afinal, já pensou se um cliente deseja acessar o seu site por um dispositivo mobile e não consegue?

Trata-se de um problemão, não é mesmo? Então trate de garantir que o seu site seja responsivo, ou seja, funcione tanto em desktops quanto em dispositivos mobile variados. 

Parece simples mas tem um alto impacto em captação de clientes pois o uso de mobile ganhou muito mais peso nos últimos anos.

Conclusão

Existem várias maneiras de conseguir clientes para a sua agência e é primordial que você utilize o máximo delas em seu processo de aquisição. 

Só assim, seu processo de aquisição será bem adaptável e aproveitará dos pontos fortes e fracos de cada uma das estratégia para captar clientes. 

Programa de Parceiros Reev

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