[Case de Sucesso] Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Hoje vamos compartilhar com você, leitor do blog, um case de sucesso de um cliente da Outbound Marketing. Para você que ainda não sabe, apesar de nosso nome, também somos especialistas em Inbound Marketing e oferecemos consultoria na área também.

O Pedro Renan, CMO da We Do Logos, decidiu compartilhar recentemente como em apenas 3 meses conseguimos um ótimo resultado unindo o trabalho da consultoria com toda a dedicação e criatividade do time da WDL. Se você ainda não conferiu a primeira parte, sobre como a We Do Logos aumentou seu tráfego em 367% no mesmo período, é só clicar aqui.

Vamos lá?


 

Recentemente falei sobre como o blog da We do Logos aumentou o tráfego em 367% em apenas 3 meses. Você pode conferir o artigo completo (recomendo que leia antes desse post) << clicando aqui >>. Nesse post vamos falar sobre a captura de leads!

Quando se fala em Inbound Marketing existe o famoso gráfico abaixo:

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Ou seja, o desafio da We do Logos era primeiro atrair mais pessoas, transformar essas pessoas em leads, esses leads em oportunidades, depois em vendas e por último em evangelizadores da marca. Você notou que falei em um passo a mais em relação a foto. No nosso modelo de negócio e de muitas empresas é muito complicado o usuário passar de lead para consumidor de forma direta. Normalmente existe um estado intermediário onde ele vai ser extremamente qualificado para aí sim virar um cliente real.

No nosso caso um lead vira oportunidade quando ele cria um projeto no nosso site. Ou seja, se ele acessou, escolheu um produto para comprar, escolheu o plano a pagar e chegou na tela de pagamento ele vira uma oportunidade para o time de vendas ligar (em caso de o usuário já não converter de forma automática). Para outras empresas oportunidade pode ser um trial, pode ser um pedido de demo etc. Varia muito de produto para produto e claramente de segmento de mercado e modelo de negócio.

Essa oportunidade que cria projeto é a mais qualificada de todas. Entretanto, existem outros milhares de leads que não fizeram essa ação e claramente precisam ser trabalhados para que possam ser incentivados a virarem uma oportunidade. Para isso vale entender um pouco o conceito de MQL e SQL.Vou me aprofundar e muito sobre oportunidades, porém em um outro post onde também irei contar o case da We do Logos. Feita essa introdução, vamos focar agora em como crescemos 138% nossa conversão de tráfego para leads em 3 meses.

Caso queira entender melhor todos os fundamentos de marketing de conteúdo sugiro fortemente que leia esse material único e completo escrito pelo Vitor Peçanha. <<clique aqui para ler o material>>

TEMOS TRÁFEGO! COMO FAREMOS A CAPTURA DE LEADS?

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Imaginávamos que seria um trabalho muito árduo trazer mais tráfego para o blog e que isso demoraria pelo menos uns 6 meses. Entretanto, de forma surpreendente e fruto de muito esforço conseguimos um resultado significativo em 3 meses. Então, era hora de avançar no funil e se preocupar em agora fazer esse tráfego se encantar conosco e ficar disposto o suficiente a deixar seu e-mail, telefone entre outros dados.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Levando em consideração que começamos esse trabalho mais forte em setembro e se compararmos com julho chegamos a um resultado gigantesco em outubro e conseguimos manter isso em novembro e dezembro que são meses de grande sazonalidade (pra baixo) do nosso modelo de negócio.Crescer 138% em captura de leads não foi da noite pro dia e nem fruto do acaso. Foram consequências de inúmeras ações e que as junções delas deram o resultado total. Aqui uma dica importante: você raramente terá uma ação que será game change para seu negócio. A famosa “bala de prata” é rara. Se preocupe em criar diversas ações significativas, uma vez que grande parte delas irá falhar e a soma disso tudo dará um resultado interessante. AResultados Digitais possui um e-book muito interessante sobre isso. Você pode fazer download <<clicando aqui>>

Sem mais bla bla bla, vamos ao que interessa! Quais ações fizemos para ter esse resultado e como você também poderá fazer o mesmo e/ou até melhor (assim espero).

FERRAMENTAS PARA CAPTURA DE LEADS

Conversion Monk

Para quem não conhece ainda o Conversion Monk tem como função principal transformar o tráfego que originalmente iria deixar seu site em leads e/ou clientes. A ideia é fazer um tracking no mouse do usuário e quando ele se aproximar da janela para fechar, um pop-up será exibido. Você pode fazer isso para capturar o lead, para dar desconto, para oferecer alguma vantagem etc. A ideia é ser agressivo uma vez que teoricamente você já perderia aquele usuário de toda forma.

Como usamos no blog da WDL?

Primeiro usamos para simplesmente capturar o lead para a news do blog.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Tivemos uma média de conversão de 1,3% e uma média de 100 leads por semana. Uma dica é sempre que subir alguma arte fazer teste a/b. Nunca subir somente uma opção. Sempre em pares. Cometemos um erro de nessa primeira versão termos feito somente uma.

Pensando em evoluir o Conversion Monk no blog e também casar com outras ações decidimos fazer o teste de usar o pop-up para divulgar o lançamento de e-books.

Nesse já tínhamos aprendido a lição e subimos duas opções. Aqui o teste foi o campo de cadastro com e sem o telefone. Queríamos ver o quanto um campo a mais impactaria na conversão. Nossa hipótese era que iria converter muito menos a opção com telefone e acertamos. A normal converteu 0,89% e a com telefone converteu 0,42%. Ou seja, 53% pior.

Temos aqui alguns insights. Notem que a conversão de e-mail para News era de 1,3% e aqui a melhor opção gerava 0,89%. Então, você tem que avaliar se é melhor ter mais leads e uma melhor conversão somente de e-mails para news ou se é melhor ter um pouco menos de leads e uma conversão menor, porém ter leads teoricamente muito mais preparados, pois estariam lendo um conteúdo rico. Optamos pela segunda opção e preferimos ter uma média menor de leads, porém mais preparados. Outro insight é a conversão menor do telefone em relação a somente o e-mail. Se caso a oferta seja essencial uma ligação talvez também valha a pena uma conversão menor, porém extremamente mais direcionada e eficaz.

Fizemos ainda outros testes no site e no blog, mas queria deixar mais um exemplo. Lançamos um novo e-book e substituímos aquele banner antigo e citado acima. Como já sabíamos que com telefone convertia menos e não era essencial para nosso time no momento, optamos por usar somente nome e e-mail, porém fazer um teste com a quantidade de pessoas que tinham feito o download. Como é um banner é óbvio que nem sempre esses números refletem a realidade e são somente um aproximado para estimular o download.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Se sabemos disso é provável que os usuários também! Ou não? Hummmm… Sim! No teste apenas mudamos a quantidade de pessoas entre 1.200 e 5.000pessoas que haviam feito o download do e-book. E? Guess what? O de 1.200 teve uma conversão de 3.68% enquanto o de 5.000 teve uma conversão de2.44%. Ou seja, um número menor e mais próximo da realidade real converteu 51% a mais que o outro! Então, pense bem na hora de extrapolar seus números! 😉

Hellobar

Para quem também ainda não conhece, a Hellobar tem o mesmo intuito do Conversion Monk. Transformar o tráfego em leads. Entretanto, eles possuem algumas funcionalidades diferentes. Você pode usar uma barra fixa na tela (para clique, cadastro etc), você pode usar um pop-up assim que o usuário chega ao site, pode usar um pop-up depois de um certo período de tempo dele no site etc. Você tem total liberdade para configurar da maneira que achar mais adequado.

Nosso primeiro teste foi para usuários assinarem a news.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Essa barra ficava no topo do blog e aparecia de maneira estática sempre que o usuário entrava. Fizemos vários testes no que envolve a cor do fundo, a cor do botão, textos etc.

Uma dica é sempre fazer um teste de cada vez. Não adianta mudar a cor do fundo e a cor do botão. Se aumentar a conversão você não vai saber qual das duas ações proporcionou o melhor resultado. Algo bobo, mas que muita gente esquece de fazer.

Nesse teste a primeira barra convertia em média 0,2%. Ao mudar o botão para um amarelo bem mais chamativo tivemos uma conversão de 0,3%. Ou seja, um aumento de 65%. Essa Hellobar de news gerava em média 20 leads todas as semanas.

Um outro teste que fizemos foi mudar a linguagem e a oferta de valor.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

A mesma cor de fundo e botão, porém mudando a linguagem. Ao invés de falar em dicas incríveis, passamos a falar que ele iria se destacar dos concorrentes. Parece mais interessante, né? Nem tanto! A versão dos concorrentes converteu 0,1% enquanto a outra continuou convertendo em0,2%. Ou seja, 100% pior o teste.

Depois que chegamos a uma conclusão de cores, botões e argumentos que mais convertiam para a news resolvemos fazer um novo teste para ver se seria mais interessante divulgar um outro e-book ou kit em relação a assinatura da news.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Como grande parte do nosso público é empreendedor criamos um kit com uma série de e-books que são extremamente relevantes para o negócio dele e o ajudarão tanto a lançar quanto melhorar sua empresa já existente.

Esse banner passou a competir com o banner da news. Ele está em uma cor diferente, pois depois de vários testes vimos que essa cor de fundo e botão é a que converte mais. Só não ilustrei aqui, pois os outros eram mais relevantes.

O banner do kit converte 1,2% (clique + download uma vez que não é uma ação de deixar e-mail). Dessa forma, enquanto o da news convertia 0,2%temos um aumento de 500% em conversão! Resultado fenomenal e ainda um lead muito mais preparado, pois vai receber um conteúdo extremamente voltado para ele.

Então, com o excelente resultado mantivemos a barra do kit do empreendedor, porém estamos testando uma nova forma da Hellobar que é um pop-up imediato abrir assim que o usuário entrar no blog. E com isso também estamos testando uma abordagem completamente diferente.

Esse é um número completamente real. A We do Logos atingiu esse resultado em 2015 e queremos focar na dor do nosso cliente e na necessidade dele de crescer em tempos de crise. Estamos fazendo faz pouco tempo esse teste, então não temos resultados conclusivos, mas em benchmarks que vimos está funcionando super bem.

Outro teste que estamos fazendo e esse está sendo o mais positivo de todos é usar a hellobar para segmentação de posts. Deixamos essas genéricas acima para a home e hoje dependendo do tipo de conteúdo do artigo e se ele é de topo, meio ou final de funil usamos uma chamada diferente da hellobar.

Isso está nos dando uma conversão média de 9%! Ou seja, muito superior a todos os números citados acima. Em artigos de logo eu coloco informação de logo. De nome informações de nome etc. Você entendeu a ideia.

O nosso próximo passo é segmentar por produto e depois por tipo de empresa. Ex: 10 designers melhor que 1. Crie seu logo para contador e receba várias artes hoje:

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

* Social Miner

Para quem ainda não conhece, o Social Miner é uma plataforma de people commerce. Normalmente é muito usado em e-commerces, mas estamos fazendo um beta teste no nosso marketplace. A ideia é a mesma do Conversion Monk, porém ao invés de o usuário deixar seu e-mail ele se conecta com o facebook. Dessa forma enviamos notificações para ele diretamente no site e depois no facebook. Então, estamos constantemente lembrando ele de algo e no local onde ele passa mais tempo. É usado muito para conversão, mas estamos testando também para impacto social, para chamadas para webinars etc.

Nosso primeiro teste era simplesmente deixar claro para o usuário que fazíamos muito além de logo. Um problema que temos devido ao nosso nome! Se não quiser cometer o mesmo erro nosso confere esse artigo de como criar um nome matador <<clicando aqui>>

Aqui também erramos e não entramos com teste a/b. Somente a versão original. Tivemos uma conversão de 0,96% e uma média de 70 leads por semana.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Depois que vimos que estava funcionando resolvemos ampliar o teste. A mensagem tinha o mesmo sentido final que era dar o desconto e informar para ele que tínhamos outros serviços. Porém informamos de uma maneira diferente. Dessa forma tivemos uma conversão de 1,38% contra 0,96%. Ou seja, um aumento de 43,75% de conversão de um teste para o outro!

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Usando essa nova versão como parâmetro criamos uma nova hipótese que seria já dar o desconto no próprio banner. Dessa forma tivemos uma conversão de 1,23% contra 1,38% da anterior. Ou seja, uma queda de12,20%. Aqui novamente entra a questão do custo benefício.

No primeiro banner muita gente pode clicar por estar curiosa em qual seria o desconto e serviços. Como no segundo já damos explicitamente o que ele vai receber, naturalmente tem uma conversão menor uma vez que só vai clicar quem naturalmente se interessar em ter 5% de desconto. Então, vale a reflexão se é melhor ter menos pessoas engajadas ou mais pessoas possivelmente engajadas e você tentar converter elas depois de outra maneira.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Avançando nos testes resolvemos tentar algo totalmente fora da curva. Criamos um quiz (vou falar mais sobre isso no decorrer do texto) para mostrar ao usuário qual logo ele seria. Nossa hipótese seria engajar os usuários a já preencher um mini briefing, já imaginar como seria o futuro logo dele e assim está mais propenso a querer comprar. Nessa nova versão tivemos um resultado de 1,72% contra 1,32% da versão campeã anterior. Ou seja, um aumento de 30,30%.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Nosso último teste foi baseado na hipótese de criar oportunidades (falei no começo do texto o que eram oportunidades para gente) que não fossem projetos criados. Um usuário na página de produto que desejasse falar com nossos consultores seria um potencial cliente e era interessante entrarmos em contato. Dessa forma lançamos um novo teste onde daríamos a opção dele pedir ajuda. Essa opção converteu 5,88% contra 1,72% da versão anterior. Ou seja, um aumento de 241,86% em relação ao teste anterior! Dessa forma aumentamos e muito nossa quantidade de leads semanais além de claro oportunidades e vendas!

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

 

* Leadin

O Leadin, assim como todos os outros citados acima, possui funções bem similares e a intenção maior é transformar tráfego em leads. No Leadin não existe a opção de teste a/b (pelo menos não que eu saiba, então se alguém souber me avisa!) então é mesmo colocar algo no ar e testar a conversão final e dar um desconto para sazonalidade etc. O Leadin também não me dá percentual de conversão. Tenho somente o número bruto final da quantidade de cadastros. Entretanto, ele possui alguns dados preciosos como a página em que foi feito o subscribe, então te permite entender melhor onde funciona mais.

Começamos com o leadin para divulgar um infográfico nosso. A premissa era simples. Era ofertar algo diferente do que já estava sendo feito como descrito acima e pedir o e-mail do usuário e já fornecer o infográfico sem mais passos.

Notem que tanto texto quanto layout são bem simples e com muita
oportunidade de melhoria. Mesmo assim conseguimos uma média de 60 leads por semana.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Depois de algum tempo tendo o infográfico performando mudamos completamente o layout e maneira de comunicar para analisar a conversão final. Notem que adicionamos uma imagem e focamos mais em uma chamada de curiosidade do que em uma explicação mais genérica. Esse novo modelo nos deu uma média de 90 leads por semana! Um aumento de 50% em conversão!

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

 

Pensando em também criar outras “levantadas de mão” (oportunidades) criamos um pop-up com o Leadin onde o usuário poderia pedir uma consultoria gratuita dos nossos especialistas. Como é algo bem mais específico e exigiria muito mais campos sabíamos que a conversão iria cair bastante, porém a hipótese era ver se os usuários do blog estariam já prontos para uma conversa mais decisiva ou se ainda precisariam de mais materiais educativos, nutrição etc.

Tivemos uma média de 12 leads por semana. Uma queda de 87% em relação ao teste anterior. Entretanto, tínhamos 12 potenciais leads para ligar. Ligamos e chegamos a conclusão que nesse momento ainda seria muito pré-maturo e o custo de tempo do consultor ainda não valia a pena, pois esse público ainda estava muito além do necessário para o primeiro contato por telefone. Então, invalidamos a hipótese do Leadin para contato com especialistas (pelo menos por enquanto. ;D)

leadin3

OUTRAS FORMAS DIFERENCIADAS DE CAPTURAR LEADS

* Typeform

Todas as ferramentas acima estão diretamente ligadas a constantes testes a/b para melhorar a conversão do tráfego em lead. E a parte do tráfego é tão essencial quanto a otimização. Sem pessoas não tenho como testar e não tenho usuários. Entretanto, se meu tráfego é limitado, como eu crio tráfego? Como consigo novas formas de ser divulgado sem pagar para me divulgar? Bom, pensando nisso e na tentativa de criar algo viral e de relevância para nosso público, criamos um quiz onde ele responde algumas perguntas e de acordo com as respostas fazemos uma combinação e damos que tipo de logo ele seria. É bem interativo, social e mexe com a imaginação de como seria o briefing e o logo da futura empresa dele. E também pode ser feito por outras pessoas que gostam de design, branding etc. Não necessariamente potenciais clientes.

Criamos o quiz em outubro e desde então tivemos 585 leads que fizeram o processo inteiro e descobriram qual logo eles seriam. Quer tentar? Que tal ver com qual marca você se assemelha? Basta acessar:https://wedologos.typeform.com/to/arrnWB

Fizemos o quiz inteiro em um dia. Dedicando uma pessoa para fazer tudo e o restante da empresa inteira colaborou com as marcas, com as perguntas etc. Isso é algo que está sendo usado na nossa nutrição, que usamos para repostagem algumas vezes e que gera uma interação interessante entre a gente e o nosso público.

Está feito da melhor maneira? Não. Existem sites melhores que o Typeform para fazer isso? Provavelmente sim. Entretanto, temos que executar, temos que entregar valor e resultado. Depois de lançado atualizamos três vezes as lógicas para criarmos mais marcas, mais condições e reações. E a ideia é sempre essa. E alguns desses leads foram trabalhados e acabaram virando clientes! o/

Ainda na dúvida se ser lean é a melhor maneira? Dá uma olhada na foto abaixo:

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Outra ação que fizemos usando Typform e que nos gerou mais de 100 novos leads (fora a nossa base que também participou) foi nossa campanha de natal!

[hora de ser humilde] Recebemos a campanha de natal do próprio Typeform onde ele enviava um e-mail super simples e perguntava como você tinha sido no ano e de acordo com o que você clicava ele te dava duas landing pages diferentes. Achamos a ideia sensacional e resolvemos adaptar. E isso é a intenção de todo esse post. Existem coisas que você não precisa inventar ou reinventar. Existem coisas que simplesmente já existem, funcionam e você pode simplesmente adaptar e usar. Não existe senso de propriedade e por isso estamos expondo todas as ações da We do Logos.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Voltando ao assunto, fizemos a nossa adaptação e enviamos para nossa base conforme foto abaixo.

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Se você clicava que tinha sido terrível você caía em uma página com um GIF (que por incompetência minha não sei colocar aqui) do Silvio Santos onde ele leva um tombo ao vivo. O Sílvio é um ícone e somos fãs dele e usamos ele nos dois cenários! 😉

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Se alguém estranhou o nome Welancer pode ficar tranquilo que faz parte da We do Logos!

Caso ele clicasse no botão de fui bonzinho ele também tinha um GIF do Sílvio e uma mensagem de apoio!

Como a We do Logos aumentou em 138% sua captura de leads em 3 meses

Para as pessoas “boas” demos uma camisa nossa (o que também irá ajudar e muito na divulgação da marca já que foram muitas pessoas) e para as pessoas “más” demos um chaveiro também com a nossa marca. E sabe o mais engraçado? Existiram pessoas que marcaram como “más” e não usaram o “boas” para ganharem dois prêmios! Viva a sinceridade! o/

* App Registro de Marcas

Você já tentou usar o site do INPI para uma busca? Não? Quer tentar agora? Acessa: http://www.inpi.gov.br/ . Foi fácil? Demorou? Eles acabaram de mudar a página inteira justamente pelo lançamento do app Registro de Marca, mas mesmo assim ainda não é dos mais práticos. E essa sua dúvida é a dúvida de todos os nossos clientes e de mais de milhares de pessoas que não conhecem a We do Logos ainda.

Pensando nisso, criamos um app super simples onde em apenas um segundo você digita o nome da sua empresa e já te damos o resultado. Em caso de estar livre para registro te damos todos os links e passo a passo para você registrar. Em caso de não estar livre informamos quem é a empresa detentora, número do processo, logo etc. Ou seja, tudo prático, rápido, online e o melhor: gratuito!

Fizemos o app em uma semana de trabalho e em 3 meses temos mais de1.300 leads, fomos um dos poucos apps com nota 10 em todos os quesitos na história da Tech Tudo e ajudamos milhares de pessoas a fazerem uma consulta de forma rápida!

* Hub do Empreendedor

Lembro de no RD Summit de 2015 em uma palestre do Diego Gomes, da Rock Content, sobre justamente “Formas efetivas e não convencionais de gerar mais Leads”, que uma das coisas que ele frisou foi o PPT [Diego, me corrija se eu tiver errado] que seria o Pega a Porra do Telefone.

Ele estava falando isso em um contexto de que muitas vezes você consegue criar coisas diferentes com o apoio de outras empresas ou mesmo usar outras empresas como canal de distribuição e assim ter um resultado mais expressivo. Também me marcou muito quando o Murilo Gun, mestre de cerimônias do evento, falou (quase nessas palavras): todos que estão nesse evento estão um passo à frente dos que não estão, porém o que vai diferenciar todos vocês no final vai ser o que vocês vão criar e implementar no dia seguinte. Isso motivou todo o time a criar todas as ações acima e mais as que vou citar abaixo e claro, o Hub do Empreendedor.

Lançamos o Hub do Empreendedor na semana da Black Friday em novembro. E em pouco mais de um mês já tivemos mais de 1.268 leads e milhares de reais em negócio para todas as empresas envolvidas: Welancer / We do Logos/ Uber / Agendor / Hubspot / Smartalk / Insta Rocket / Moip / Social Miner /Xtech Commerce / Pro Juris / Treasy / Moccato / Tagarela / Outbound Marketing / Project Builder / Conube / Ingage / 99 Jobs / Edools / Trello /Zendesk / Movile / Pluga / Go Cache / Track Sale / Meu Aio / Nibo / Convenia

O Hub do Empreendedor, mais do que os leads e os negócios gerados, foi um movimento épico na internet brasileira. 29 empresas se juntarem (e mais várias na fila para entrar) para criar algo em conjunto, para oferecer benefícios para empreendedores, para combater uma crise gigantesca no Brasil oferecendo as melhores soluções a preços acessíveis para empreendedores, é algo raro e que fiquei extremamente feliz de fazer parte. Além de todo o networking gerado e parcerias que surgiram depois dos contatos iniciais do Hub! Assunto esse do próximo tópico desse post! 😉

Então, realmente o PPT (pega a porra do telefone) funciona e muito! Nunca havia imaginado ter contato com todas essas empresas e o engajamento delas! Todo mundo se ajudou, todo mundo fez algo colaborativo e criamos algo único.

E novamente, assim como no exemplo da campanha de natal do Typeform, não tivemos a necessidade de reinventar a roda. Já existia um site igual a esse fora do Brasil: https://www.groovehq.com/software-stack somente adaptamos para a nossa realidade. Isso nos possibilitou reunir todas as empresas, fazer o site, montar campanha de lançamento, criar blog, redes sociais, produzir conteúdo etc em apenas uma semana!

O PODER DOS CO-MARKETINGS NA CAPTURA DE LEADS

Em setembro quando começamos a investir mais em inbound e transformar toda a mentalidade da empresa para ações baseadas na metodologia, tínhamos um orçamento de marketing de R$ 10.305 reais por mês. Isso se refere a Agosto de 2015. Agosto tinha sido justamente o pior mês do ano para a We do Logos, então precisávamos enxugar todos os custos e investimentos possíveis.

Então, tínhamos que aumentar consideravelmente os acessos, os leads, as oportunidades e as vendas. E, claro, reduzir os custos. Hoje o orçamento de marketing, depois de 3 meses, está em apenas R$ 5.200. Ou seja, uma diminuição de 49,54%. 

Como alcançar então os resultados tendo que fazer muito mais com muito menos? Bom, além de todas as estratégias citadas acima, apostamos muito em co-marketing e deu muito certo. É muito mais barato, você tem muito menos trabalho, acessa a base de outras empresas, tem um resultado maior do que fazendo sozinho e ainda por cima cria uma grande rede de networking. Perfeito, não? 😉

* Agendor

Nosso primeiro co-mkt foi em outubro e até hoje foi nossa melhor ação em conjunto. Foi quase uma “bala de prata” e é justamente onde a curva de leads aumenta consideravelmente como mostrado no gráfico no início do post.

Os vendedores do Agendor tinham a grande dor de não terem propostas comerciais preparadas, não terem uma lógica clara do que apresentar e também não terem um layout adequado. Dessa forma, era um momento perfeito para fazermos algo em conjunto.

A equipe do Agendor fez todo o roteiro do que deveria ser enviado em uma proposta além de todos os textos que deveriam existir (baseado nos milhares de clientes e vendedores que eles tem na base) e o time da We do Logos se encarregou de fazer um super layout e deixar tudo editável para que qualquer pessoa pudesse usar apenas trocando os dados fictícios por dados reais.

Você pode baixar em: http://materiais.wedologos.com.br/template-agendor-apresentacao-comercial

Em apenas 3 meses de lançamento (sendo que fizemos apenas uma divulgação), tivemos um resultado impressionante de 3.297 leads! Um agradecimento especial para a Amanda Alvernaz pela parceria! 😉

* HubSpot

Depois do sucesso com o Agendor tínhamos ainda mais certeza que esse seria um caminho fenomenal para nosso crescimento constante. Então, fomos buscar cada vez mais parceiros e em dezembro fizemos um super e-book com a Hubspot!

Novamente vimos uma necessidade que tivesse relacionada com as duas empresas. O público da HubSpot tem dificuldade em como criar e divulgar uma marca e juntando as duas empresas temos expertise o suficiente para ajudar nessa demanda.

Você pode baixar em:  http://br.hubspot.com/ofertas/guia-criar-sua-identitade-visual-divulgar-marca

Em apenas um mês de divulgação, mesmo contando natal e ano novo, já tivemos mais de 1.500 leads! Um agradecimento especial para o Rodrigo Souto e Greg Stitt pela parceria.

* Rock Content

Produzimos nossos conteúdos e e-books com a Rock, então não poderíamos deixar de também ter um co-marketing com eles! Grande parte do público da We do Logos tem enorme dificuldade com e-mail marketing, como estruturar campanhas, como conquistar mais clientes etc. O perfil de clientes da Rock também, uma vez que produzem muito conteúdo, conseguem tráfego e leads e necessitam trabalhar esses leads. Então, nada mais justo que ensinar para essas pessoas como planejar, criar e mensurar campanhas de e-mail marketing.

Você pode baixar em:  http://materiais.rockcontent.com/conversao-de-email-marketing

Lançamos oficialmente dia 07/01/2016 e em apenas poucos dias já temos mais de 1.300 leads!

Um agradecimento especial para o Renato Mesquita, e para a Lizandra Munizpela parceria! 😉

* Nibo

O Nibo trabalha diretamente com contadores e um dos principais públicos que compra na We do Logos são escritórios de contabilidade! E uma grande dificuldade que todos possuem em comum é produtividade. São problemas em como se organizar, como delegar, planejar tarefas etc. Pensando nisso, criamos um mini manual de como ser mais produtivo em poucos dias.

Você pode baixar em:  http://materiais.wedologos.com.br/tarefa-zero-nibo

Lançamos o manual em dezembro e em apenas poucos dias já temos mais de500 leads! Um agradecimento especial para a Luise Marques e Sabrina Gallierpela parceria! 😉

* Crayon Stock

A Crayon é o único banco de imagens Royalty Free do Brasil. Eles trabalham diretamente com fotógrafos e vendas de imagem. Tanto nosso público de clientes quanto nosso público de designers possuem uma necessidade gigantesca de imagens para seus trabalhos. Seja para criar um site, um e-mail marketing, um blog etc. Com isso nos unimos para mostrar como as imagens podem aumentar e mudar totalmente a conversão das suas peças!

Você pode baixar em:  http://materiais.wedologos.com.br/12-segredos-imagens

Lançamos e-book em novembro e já temos mais de 170 leads! Um agradecimento especial para o Luca Atalla pela parceria! 😉

* Smartalk

A Smartalk é uma empresa que tem como ponto principal fazer apresentações de impacto! E para isso claramente eles se preocupam muito com design! O que é o cerne do nosso negócio! Com isso fizemos um super infográfico sobre o quanto o design traz de retorno financeiro em vários setores da economia!

Você pode baixar em:  http://materiais.wedologos.com.br/infografico-smartalk-investimento-design

Lançamos infográfico em dezembro e já temos mais de 1.200 leads! Um agradecimento especial para o Flávio Santos e para a Ligia Braga pela parceria! 😉

É importante notar que todas as ações acima possuem conversões de leads completamente diferentes. Como tinha mencionado antes, existirão algumas ações que darão muito certo, outras um pouco certo e outras que serão apenas normais. Entretanto, a conversão de todas essas somadas é que vão fazer o seu crescimento.

Outra dica para o co-mkt é não focar somente em um único produto. Não faça somente e-book, por exemplo. Tente diversificar fazendo webinars, ferramentas, eventos, templates, infográficos, cursos etc.

Um outro ponto relevante é que muitas vezes você pode fazer todo o trabalho sozinho e depois propor ao parceiro somente que ele apoie a “causa” e atue como distribuidor do que você vez. Isso normalmente dá muito certo, porém você precisa claramente pensar em algo que seja relevante para o público dele. No início do co-mkt normalmente temos que dar muito para depois pedir algo em troca! E isso é sensacional e se ajusta sempre com o tempo! Não tenha vergonha de abordar as pessoas, de propor parcerias e principalmente não deixe de fazer! E lembre-se: para a parceria funcionar você deve ter uma dor em comum com a outra empresa. Não adianta você ter uma empresa de intercâmbio e querer fazer um e-book de ecologia para sua base em conjunto com outra empresa.

GUESTS POSTS TAMBÉM AJUDAM A AUMENTAR A CAPTURA DE LEADS

Outro ponto que foi de extrema importância para aumento do nosso tráfego, do nosso branding e também dos leads foram os guests posts. É uma audiência que você nunca teria para ler seu conteúdo e que você pode engajar ela de maneira absurda entregando um conteúdo de qualidade! Meus agradecimentos também a todas as empresas que abriram a porta para que a We do Logos pudesse postar nos seus blogs e tivesse um crescimento tão expressivo nesses últimos meses do ano.

Contentools Gabriela Moura
Marketing de Conteúdo – já citados acima no post! 😉
Conube Gabriel Marquez
Agendor – já citados acima no post! 😉
Moip Murilo Marques e Amauri Moura
HubSpot – já citados acima no post! 😉
Xtech CommerceAlfredo Soares
Nibo – já citados acima no post! 😉

O QUE LEVAR ADIANTE ENTÃO SOBRE CAPTURA DE LEADS

Ainda existiram uma séria de outras pequenas ações que nos permitiram chegar a soma total de leads. Otimização no site, melhoria de produto, criação de campanhas de remarketing no facebook, otimização de campanhas no adwords etc. Cada um desses pontos será abordado de maneira separada em outros posts! O grande destaque é que o resultado veio expressivamente e com metade do orçamento investido!

Quase todas as ferramentas citadas no texto são gratuitas, todas as ações de co-mkt também não são caras, mesmo se você não tiver um time interno para fazer etc. Ou seja, não existem desculpas para você não aumentar sua conversão de tráfego para leads a partir de hoje! Aplique, adapte nossas ideias, copie algumas coisas, crie algo novo, não importa! Mas é impossível que depois da leitura você não acredite que também possa aumentar e muito sua conversão de leads!

E se ficou curioso em como ficou nosso blog depois de todos os testes entra lá -> http://blog.wedologos.com.br/

* Dicas de Blogs

Neil Patel – http://neilpatel.com/blog/
Ryan Deiss – http://www.digitalmarketer.com/
Sujan Patel – http://sujanpatel.com/

* Dicas de Livros

100 Days of Growth – http://100daysofgrowth.com/
Invisible Selling Machine – http://goo.gl/uig0YY
Predictable Revenue – http://goo.gl/o9baj8

Todos esses blogs acima (mais os que fazemos guest post) e os livros nos ajudaram e muito a criar e executar grande parte dessas estratégias! É uma leitura altamente recomendada e com aplicabilidade prática como você jamais imaginou!

Se falei alguma besteira, se quiser conversar comigo ou se quiser fazer algum co-marketing com a We do Logos, me manda um e-mail ou me acessa no linkedin! Se preferir também basta comentar abaixo!

E-mail: pedro@wedologos.com.br
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/pedrorenan

Caso queira conhecer um pouco melhor da minha história basta acessar esse outro post: http://www.pedrorenan.com.br/5-anos-empreendedorismo/

PS1: também gostaria de agradecer ao Renato Silva e o Vinícius Mayrink da Outbound Marketing pela ajuda na estruturação de todas essas ações e pelo networking para os co-mkt!

PS2: um agradecimento também para o Henrique Carvalho do Viver de Blog pelo incentivo na produção de conteúdos épicos.

PS3: não tem como agradecer tanta gente e deixar de fora nosso time! Sem todo o esforço da equipe We do Logos nada disso seria possível! <3


Pedro Renan, autor do artigo, é especialista em Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. CMO da We do Logos. Além de apaixonado por café, futebol, cerveja e Clube da Luta. Além de tudo isso, é um dos melhores clientes da Outbound Marketing.