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Cases de Sucesso

[Case De Sucesso Reev] Intelidata: 20% mais parceiros com fluxos de recuperação no Reev

A Intelidata

A Intelidata é uma empresa que surgiu com o avanço das tecnologias e com a evolução das exigências dos consumidores, que são cada vez maiores.

Com isso, muitas empresas passaram a ter dificuldades para gerenciar seus negócios de maneira dinâmica, ágil e organizada.

Ao observar essa demanda, dois profissionais da área da tecnologia uniram-se em torno de um objetivo: criar ferramentas para ajudar empreendedores a prosperarem em seus negócios.

Assim, há mais de 23 anos, surgia a Intelidata, uma empresa focada em viabilizar soluções inteligentes e eficientes na gestão de todos os modelos de negócios, de acordo com as necessidades de cada segmento.

Atualmente, a Intelidata está presente em todo o Brasil, contando com uma rede de mais de 190 revendedores parceiros e mais de 1000 pessoas envolvidas direta e indiretamente no atendimento de clientes nos mais variados segmentos.

Claro, tudo isso sempre com muita atenção, agilidade e dedicação.

Gestão empresarial, controle de estoque, controle financeiro (contas a pagar, contas a receber), controle fiscal e PDV (frente de caixa), são algumas das funcionalidades oferecidas pelo software da Intelidata.

A empresa já ultrapassou 13 mil clientes e, para atendê-los, utiliza um canal de revendedores que prestam o serviço. Além disso, existem revendedores alocados em diferentes partes do Brasil.

Com uma estrutura aprimorada para trazer revendedores, o produto UNIPLUS ajuda tanto os clientes finais quanto os revendedores a terem sucesso, fazendo com que quem revende tenha um crescimento conjunto com a Intelidata.

Por isso, qualificar esse parceiro é importantíssimo.

Primeiros passos

Nosso champion na Intelidata foi o Robson, que manda muito bem como gerente de contas das novas revendas. Ele chegou na Intelidata e logo indicou a contratação do Reev.

O primeiro desafio foi o alinhamento da ferramenta com a empresa, uma vez que os outros gerentes de contas atuavam de maneira mais clássica.

Nada que fosse uma barreira, já que com tranquilidade nosso champion passou a garantia de que conseguiria aumentar as vendas com o Reev, e ele não estava errado! Você vai ver o porquê já já.

O Robson tinha usado o Reev na empresa em que trabalhou antes da Intelidata. Ele chegou a dizer pra gente que quando chegou na sua nova empresa e se imaginou não trabalhando com a ferramenta, quase teve um crise de abstinência.

O Reev é uma droga poderosa, no melhor dos sentidos (haha)!

Eu não conseguiria ter fechado o número de negócios no ano dentro da Intelidata se não fosse o Reev. Me poupa muito tempo para ser mais estratégico e mais eficiente!

A escolha do Reev

Uma das coisas que eu acho mais legais é o número de possibilidades que o Reev apresenta.

É normal que nossos clientes não saibam algumas estratégias que utilizamos no software e passem a conhecê-las por meio da nossa ferramenta.

Outro ponto citado pelo Robson é acabar com o achismo, o que nós chamamos de vendas como uma ciência. O que isso significa?

Significa parar de achar que todo mundo está lendo seus emails, ou abrindo seus emails, criando indicadores mentais falsos, que não são efetivos e nem práticos para a correção das falhas no seu processo.

Como o Reev apresenta as taxas de abertura de email e de resposta, por exemplo, é possível passar uma visão bem concreta do quão eficiente estão sendo as estratégias de vendas, que foi um dos pontos mais destacados pela empresa.

Operacionalizar o seu processo de engajamento de vendas também fez com que a empresa economizasse tempo e se dedicasse mais a aprimorar as estratégias utilizadas pelos vendedores e pelos gestores.

Segundo o Robson, para ter o mesmo desempenho que ele teve durante o último ano sem o Reev ele teria que trabalhar mais 2 horas por dia, além de ter que contar com MUITO mais paciência para realizar suas tarefas.

Poxa, mas será que é isso tudo mesmo? Basta verificar os indicadores: segundo a própria Intelidata, dos 25 negócios fechados pelo Robson na empresa, 10 não seriam possíveis sem o Reev.

case de sucesso reev intelidata conversão dos fluxos

Além disso, 20% das conversões no ano foram originárias dos fluxos de retomada, quando a manutenção do engajamento do cliente é a tarefa mais difícil a ser feita e quando o Reev maximiza sua efetividade e necessidade.

Os problemas enfrentados pela Intelidata

Mas se a intelidata tinha um processo de vendas já funcional, por que usar o Reev? Não vai ser muito difícil de implementar? Bom isso é fácil de responder.

Não é porque você tem um um processo de vendas estruturado que ela não possa ser melhorado e, além disso, todo processo tem custos de implementação que geram tensões para a mudança. Como já dizia Megginson:

It is not the strongest that survives, nor the smartest, but the one that best adapts to the changes.

Nessa etapa de implementação o Robson deu logo um jeito de contornar as tensões existentes. Foram elas:

Integração com o pipedrive

É normal ver os seus vendedores mais organizados se perderem no controle de cadência de leads no CRM.

Se é necessário utilizar uma abordagem mais personalizada para converter os leads, existe um trabalho manual gigantesco para garantir todos os contatos e o vendedor acaba se perdendo no processo.

Processo de implementação delicado

Do ponto de vista interno, o processo de implementação do Reev foi delicado para a Intelidata, uma vez que, como já citamos, haviam vendedores que tracionavam seus modelos de vendas de maneira clássica.

É muito importante que o responsável pela implementação não tente enfiar goela abaixo as suas estratégias, achando que elas são a solução para todos os problemas.

Acreditamos muito que, além de proporcionarmos uma solução efetiva, precisamos que nosso cliente queira e esteja no momento certo para receber a nossa ferramenta e aceitar a mudança no processo.

Fluxos apropriados

Mais um desafio foi a criação de fluxos adequados para cada finalidade do processo.

Com a nossa ferramenta e com os conteúdos do nosso blog sobre fluxos, o Robson conseguiu 20% dos seus clientes do ano.

As vantagens do Reev

Bons gestores precisam saber lidar com pessoas e precisam ter um bom tato para fazer com que os vendedores mantenham um bom desempenho, ou passem a ter caso não estejam indo bem.

O Robson nos contou o quanto as métricas e as informações que o Reev apresenta são essenciais para identificar e trabalhar as melhorias do seu processo de vendas.

Tem um vendedor com baixa taxa de conversão? Você pode escutar as ligações e verificar em qual ponto ele está pecando e como pode melhorar.

Um vendedor tem um desempenho melhor que os demais? Agende uma reunião e acompanhe uma das ligações gravadas no Reev para que os outros vendedores tenham insights para suas próprias calls.

Acima de tudo, treinar e gerir um time é um exercício de disciplina, aprendizagem, compartilhamento e, principalmente, sensibilidade.

Identificar um erro ou um acerto e, em especial, o motivo relacionado ao erro ou ao acerto, não é uma tarefa fácil. Através das métricas se torna menos difícil identificar esses pontos.

Nesse sentido, e em muitos outros, podemos dizer que o pessoal da Intelidata saiu muito satisfeito com o Reev. 😀

Conclusão

Bom, espero que vocês tenham entendido um pouco mais sobre a importância da implementação de uma ferramenta como braço direito de um processo bem estruturado, entre outros benefícios que o Reev pode proporcionar.

A mensagem final que queremos passar através desse case, em especial, é:

Se movimente! Sempre busque transformar o seu processo de vendas em um processo mais inteligente e com maior visibilidade. Faça isso da maneira que você achar mais confortável, mas faça!

O Reev, sem dúvidas, facilitará as coisas para você.

Deste case de sucesso da Intelidata também podemos tirar um outro insight bem interessante, principalmente para vendedores que duvidam do poder dos influenciadores.

No processo de prospecção e desenvolvimento do seu lead, é um diferencial ter um champion de confiança que ajude no processo de convencimento do seu futuro cliente.

Esse papel foi cumprido à risca pelo Robson.

Um dos pontos mais complexos da jornada do seu cliente é a confiança! Você confia em quem você não conhece? Porque eu não.

Já deu pra entender qual é o papel do champion, né?

Depois da ajuda de um bom influenciador, é claro, você mesmo precisa se provar como uma boa solução. O Reev, por exemplo, foi essencial para a otimização e organização do processo interno da Intelidata.

Por fim, nos dirigimos diretamente à Intelidata: vocês conseguem mesclar um processo tradicional com estratégias ousadas, as duas chaves para o crescimento e para o sucesso.

Somos fãs de vocês, vida longa a nossa parceria! 😀

Já você, leitor, se quiser fazer como eles e aumentar sua eficiência e escala, é só clicar no banner logo aqui embaixo e falar com a gente.

Reev

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