5 melhores dicas sobre como vender mais e melhor

Como vender mais é a pergunta que aflige todo empreendedor e dono de empresa! E a dúvida que fica na cabeça de todos nós é: como resolver esse problema?

Aqui no blog da Outbound Marketing, sempre damos dicas de como vender mais, prospectar com qualidade, técnicas de negociação e mesmo ferramentas que auxiliam bastante no trabalho dos times comerciais. Mas, diferente dos outros posts, nossa intenção nesse é listar as 5 melhores dicas para alcançar suas metas.

Vamos lá?

Qual o maior dilema para vender mais (e 5 dicas para transpor esse obstáculo)

Toda empresa enfrenta um dilema em sua história: vale a pena mesmo investir para crescer mais? Devido ao nosso cenário tributário e burocrático complexo, muitos empresários desistem de alçar voos maiores (o Brasil não é amigo do empreendedor, disso todos nós sabemos).

E já que é preciso investir mais dinheiro e também dispender bastante tempo para estruturar a empresa para crescer, até aqueles que pretendem expandir os seus negócios muitas vezes não sabem como fazer isso.

Sabemos também que na dúvida, as pessoas acabam não fazendo nada no final, se tornando reféns da sorte.

Agora, e se eu te disser que é possível sim atingir altas taxas de crescimento sem necessariamente gastar muito dinheiro? Sim! Com pouco dinheiro e muitos estagiários, sua empresa é capaz de ir MUITO longe!

Vamos agora às dicas?

Dica 1: reduza o ciclo de vendas segmentando o processo

Toda empresa costuma cometer um mesmo erro (verificamos isso em quase todos os nossos clientes). Ele é, basicamente, centralizar todas as atividades do processo comercial na mão de apenas uma pessoa.

Um vendedor, por mais talentoso que seja, tem apenas 24 horas no dia. Então gerar listas, prospectar, qualificar e vender com a mesma eficiência é uma tarefa inglória, para não dizer impossível.

Logo, ele acaba perdendo muito tempo em algumas etapas do funil, além de não dar a devida atenção para todos os leads.

Então, quando falamos de como vender mais, a melhor coisa que o gestor ou dono da empresa pode fazer é segmentar o processo.

Seja seguindo o modelo de Hunters e Closers, Inteligência Comercial, Prospector, Qualificador e Executivo de Vendas, o ideal é segmentar o máximo possível as atividades.

Com isso, seu time consegue focar em realizar cada uma das etapas com mais qualidade e mantendo o fluxo de entradas e saídas do processo constante.

Assim, a tendência é que o ciclo de vendas seja reduzido, já que ao invés de um lead não tão quente ficar mais de um mês na etapa de prospecção, ele evolui ou é descartado pelo prospector mais rapidamente.

Só lembre-se de verificar qual a complexidade da sua venda antes de segmentar o seu processo. Alguns modelos requerem uma segmentação completa, etapa por etapa, e alguns modelos permitem o acúmulo de mais de uma função em um profissional.

P.S: percebeu que além de reduzir o ciclo de vendas, o seu processo passa a ser previsível? (você consegue encontrar um problema rapidamente).

Dica 2: utilize metodologias de qualificação no seu processo

Já falamos aqui no blog várias vezes sobre o GPCTBA C&I e o SPIN Selling, certo? Sempre damos uma grande ênfase neles pois, se você vende muito, mesmo sem saber, é grande a chance de estar utilizando ambos.

Vendas de fato é uma ciência. E muitas pessoas acertam sem saber. O que os especialistas fazem normalmente é formalizar algo que já era feito pelos melhores da área e isso se encaixa perfeitamente no GPCTBA C&I e SPIN.

Dica 2 utilize metodologias de qualificação no seu processo

Ambos facilitam a vida do vendedor na medida que dão um caminho lógico que ele deve seguir para qualificar melhor os seus leads e gerar valor para efetuar a venda com mais qualidade.

Quer entender um pouco mais como funciona cada um deles? É só conferir artigos mais completos que montamos sobre ambos:

Dica 3: use e abuse de novas tecnologias

O mundo e as tecnologias no geral evoluíram. Isso não podemos negar! A pergunta que fica é: sua empresa tem acompanhado esse movimento?

Novas tecnologias ajudam e muito a aumentar a eficiência dos times de vendas. É possível automatizar envio de emails, gerar listas de email de forma mais fácil, acompanhar todos os resultados do time comercial, dentre vários outros pontos.

Ferramentas como o Pipedrive, Find That Lead e Yesware podem fazer a diferença para sua empresa!

Dica 4: segmente o seu mercado

Toda empresa possui um segmento do mercado em que atua onde consegue realizar as vendas de forma mais fácil.

Até por isso, é necessário sempre acompanhar os indicadores para saber como vender ainda mais! É como seguir a lógica do franco atirador: é bom dar poucos e precisos tiros.

Sempre que uma empresa tenta prospectar o mercado inteiro sem entender qual é o seu perfil ideal de cliente, o que vemos são taxas de conversão baixíssimas!

Por isso, sempre segmente o seu mercado na hora de vender. Isso irá aumentar os seus resultados e facilitar a vida do seu time de prospecção.

Dica 5: acompanhe indicadores

Como saber onde você está errando sem acompanhar todas as etapas do processo? Um grande erro que a maioria dos gestores comete é não saber quais partes do comercial estão falhando.

No final das contas, antes de fazer mudanças na equipe ou mesmo no processo, é preciso saber se as falhas estão acontecendo na prospecção, qualificação ou fechamento.

Por isso, ter uma planilha de indicadores funcionais ajuda bastante a determinar o que o seu time faz de certo ou errado.

Lembre-se, nem o melhor feeling do mundo é capaz de passar informações em tempo real igual um CRM!

Quando falamos de vender mais e melhor, estamos falando de ciência

Percebeu que durante o texto, não citamos nenhuma vez algo motivacional? Não que motivar o time seja desnecessário, mas antes de criar um ambiente de trabalho bacana, é preciso estruturar um processo funcional.

Não existe empresa no mundo que tenha o seu comercial desorganizado e consiga crescer em altas taxas de forma constante e previsível.

Pense nisso quando negligenciar o seu comercial ou confiar demais no seu tato: Deus perdoa, o mercado não!

cta ebook time de vendas sem experiência