Guia definitivo para criar gifs sensacionais para marketing e vendas

Guia definitivo para criar gifs sensacionais para marketing e vendas

Gifs não são nenhuma novidade na internet. De acordo com o Giphy, existem 150 milhões de gifs originais. Ao passo que o New York Times estima que 23 milhões de gifs são postados no Tumblr todos os dias.

Ou seja, a quantidade de gifs que você pode explorar é enorme. Sem contar os que você mesmo pode criar!

Como assim criar meu próprio gif?!
Como assim criar meu próprio gif?!

Particularmente, eu amo gifs. Utilizo eles em mensagens para amigos, Facebook, mensagens no Slack da Outbound, emails internos e até emails para clientes/leads!

Eu uso gifs até em emails de prospecção (vou te contar sobre eles mais pra frente do texto)!

Gifs são uma ótima de maneira de se comunicar criativamente, cativando a atenção do interlocutor e transmitindo uma mensagem que gera empatia (ou rapport). Apenas por essa definição ela já se torna adequada para emails de prospecção, não é mesmo?

Mais do que isso!

Sabemos que as tendências são cada vez mais voláteis no mundo da internet. A rede já explodiu com imagens em um breve passado e ainda gera muito buzz em volta dos memes. Contudo, vídeos e animações estão cada vez mais chamando e retendo a atenção das pessoas.

O gif é justamente a fusão entre imagens e animações, basicamente um vídeo curto e sem áudio operando em loop eterno. Cativante, simples e direto!

É claro que essa tendência, a.k.a oportunidade, não pode ser ignorada por marketeiros e vendedores. E é nesse post que eu vou falar para você como usar gifs ao seu favor!

Não se preocupe, você não precisa ser um gênio do Photoshop ou um designer de mão cheia para brincar com gifs 🙂



Por que você deve usar gifs para marketing e vendas

Antes de entender como você deve usar gifs na sua estratégia, vou mostrar o porquê de usá-los!

Vamos a eles:

1. São fáceis de usar e customizar

Eles estão sendo muito usados não é à toa. São simples de operar, criar e divulgar. Dessa maneira, são ferramentas para atrair a atenção das pessoas mediante à quantidade de conteúdo disponível.

2. Atraentes e também efetivos

Gifs não são só atraentes, eles também são bastante efetivos no intuito de transmitir uma mensagem de uma marca através de conteúdo visual.

Foi observado que as pessoas lembram de apenas 20% dos textos que leram que não tinham apelo visual, o que mais uma vez ressalta a importância desse elemento.

Textos sem imagem? Please don´t do that!
Textos sem imagem? Please don´t do that!

Esse exemplo mostra o quão chamativo pode ser um gif bem utilizado.

3. Melhor que imagens, mais barato do que vídeos

As marcas começaram a adorar a ideia de utilizar gifs, uma vez que esses eram mais atrativos que imagens e muito mais baratos e fáceis de desenvolver do que um vídeo.

4. Eles falam a “língua” da internet

Quantas vezes você já viu um gif engraçado e pensou: Meu Deus, eu quero morar na internet!

Pois é, os gifs se comunicam facilmente com a rede. Eles basicamente já fazem parte da cultura da internet.

gifs são parte da cultura da internet

5. Gifs são mobile-friendly

Gifs respondem bem quando o conteúdo é consumido de maneira mobile. Conteúdo responsivo é essencial para qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

6. Gifs contam uma história

Sabemos da importância do storytelling no contexto de qualquer conteúdo. Contar uma história é uma ótima maneira de engajar uma pessoa em algum assunto e consequentemente criar um relacionamento com a marca.

gifs contam uma história

7. E-mail Marketing

Gifs em campanhas de email não são novos. De fato, eles conseguem captar maior atenção ao introduzir um elemento de interação com o leitor, diferentemente de uma simples imagem.

Algumas empresas já apresentam seus produtos em forma de gif, dando um foco maior para alguma funcionalidade ou algum feature especial do produto. A Dell conseguiu um resultado impressionante usando campanhas de email focadas em gifs. Eis alguns resultados-chave:

  • Open-rate cresceu em 6%;
  • Click-rate aumentou em 42%;
  • Acréscimo de conversão de 103% e
  • Crescimento de receita em 109%.

Dell apresenta seus produtos em gifs

Um exemplo de dentro de casa, estamos usando gifs para apresentar ao público o Reev, nosso produto para vendas.

Olha o Reev chegando!
Olha o Reev chegando!

Quando usar gifs

Contei para você um pouco sobre os motivos pelos quais você deve incluir gifs na sua estratégia de marketing. Não há dúvidas de que é uma poderosa ferramenta de comunicação, e, portanto, pode ser aplicada em diversas modalidades ligadas às tentativas de estabelecer algum tipo de conexão.

Contudo, existem algumas operações chave que podem ter um ganho de resultado ao se ampliar a comunicação com a utilização de gifs. Seja para criar rapport, chamar ou reter atenção, gerar urgência, criar empatia com a marca ou até mesmo ser simpático.

A utilização de gifs tem o claro objetivo de intensificar a comunicação entre duas partes. Você pode lançar mão desse elemento nos seguintes cenários:

Explorar a personalidade da sua marca

As mídias socias são divertidas por definição. Portanto, por que não explorar a sua marca de maneira divertida também?

Marcas que conseguem alinhar o seu lado humano à autenticidade conseguem desenvolver uma relação mais próxima e engajada com o seu público alvo. Nada melhor que um bom gif para fazer isso acontecer!

O gif acaba transmitindo muito do que é a cultura da sua empresa, aumentando a interação entre a sua empresa e o seu cliente/público.

Aqui na Outbound fizemos um para comemorar a marca de 2000 likes na nossa fan page 😀

Dream team gif de 2k likes

Fazer demonstração de um produto

Quer mostrar para a sua audiência como funciona o seu produto, ou quais são as novidades do seu produto?

Gif neles!

A HubSpot e o Mixmax fazem demonstrações das features dos seus produtos via e-mail marketing e costuma ser bastante efetivo. Bom, chama muito a minha atenção!

Apresentar algum modo de instalação ou setup da sua ferramenta também pode ser feito usando um gif, mais simples e objetivo do que um vídeo (e mais barato também).

marketizator usando gif pra apresentar produto
Marketizator usando gif pra apresentar seu produto

Explicar o passo a passo de um processo

Ainda no contexto da demonstração de produto, você pode usar o gif para ensinar o seu público a realizar algum processo relativo ao seu produto.

Usar um gif pode ser muito mais fácil e simples do que ter que explicar algo usando palavras. Quer um exemplo?

gif abrir cerveja com um isqueiro
Em 5 segundos você aprendeu como deve abrir uma garrafa de cerveja usando um isqueiro 😛

Agradecer alguém

Lembre-se, o gif é usado para canalizar a mensagem e criar conexão de maneira mais fácil e espontânea. Logo, agradecer alguém por algo pode se tornar muito mais divertido e interativo ao usar um gif.

Quando eu recebo algum elogio para o blog eu normalmente respondo assim:

“Olá, pessoa, muito obrigado pelo elogio! Transmiti a sua mensagem para o pessoal aqui da outbound e a reação delas foi a seguinte:

É um jeito bacana de agradecer por algo e, mais uma vez, transmitir um pouco da cultura da sua empresa.

E-mails de prospecção

É isso mesmo que você ouviu!

Usar gifs em e-mails de prospecção pode ser algo bastante efetivo quando bem utilizado. Pense nos milhares de e-mails que o seu lead recebe por dia. O que os diferencia? Qual daquelas muitas mensagens vai chamar a atenção suficiente do seu lead para ele engajar em uma conversa?

Em um blog post sobre customização de e-mails, comentei sobre um caso onde usei um gif para chamar a atenção do prospect sobre algo relacionado ao site da sua empresa.

Basicamente identifiquei que a empresa do lead tinha uma forte tendência ao uso de café, uma iguaria tida como “catalisador de resultados” culturalmente. Usei essa informação ao meu favor, inclusive, em forma de gif!

galera tomando café em um gif

Consegui gerar rapport e criar conexão de maneira muito mais espontânea!

Saiba interpretar as tendências comportamentais do seu lead e use isso a seu favor. Nada melhor do que um gif para “quebrar o gelo” de um cold mail.

Utilize estrategicamente a Inteligência Comercial dentro do seu processo comercial e você terá informações importantes para montar um email de prospecção com um belo gif!

Fazer follow up

Aqui na Outbound temos ótimos casos de gifs de follow up que deram certo!

Follow up é simplesmente uma tentativa de contato via cold mail seguida de uma mensagem de prospecção. Usar um gif engraçado quebra a tensão da prospecção fria e possibilita conexão.

O gif follow up é um ótimo exemplo de como ser criativo ao fazer follow ups e criar imediato valor para o lead ao botar um sorriso em seu rosto e tornar o seu dia mais divertido.

Eu até iria mostrar para você o gif que eu uso, mas aí eu estaria entregando muito facilmente uma das minhas principais armas! Quem sabe se trocarmos alguns e-mails eu te mostro 😉

No mês passado mandei o meu gif follow up para um lead que tinha uma proposta nas mãos e tínhamos esfriado a nossa comunicação. Ele respondeu: que follow up engraçado. A partir daí, voltamos a conversar e restabelecemos a negociação, follow up like a champ!

Acredite, funciona!

Conclusão e dicas finais

Espero ter mostrado para você um pouco ao longo desse post sobre o poder da comunicação e como você pode usar os gifs como ferramenta para incrementar a sua.

Clientes são os ativos mais importantes de qualquer empresa. Por isso, saber como comunicar-se com eles, chamar a sua atenção e criar conexão é essencial. Lembre-se que a comunicação não se limita apenas às áreas de marketing e vendas. Ela é algo inerente ao trabalho realizado em todos os departamentos da empresa.

Para selecionar os melhores gifs, você pode usar o Giphy ou Tumblr como banco de gifs. Ou, caso queira criar o seu próprio, aqui vão algumas sugestões:

Gifs não funcionam magicamente em estratégias de conteúdo. Você deve saber gerenciar o seu uso para que eles realmente comportem-se como um bônus dentro do processo. Portanto, não os utilize demasiadamente e tenha moderação com a sua aplicação.

Não utilize gifs fora de contexto apenas para parecer “maneiro”. Pense em colocá-los a seu favor e não apenas como um elemento de distração.

Como falei anteriormente, eu me divirto muito com gifs e fazer esse post foi muito bacana!

Eu realmente espero que você tenha achado esse guia útil e que ele traga bons resultados para sua empresa!

Você tem utilizado gif na sua estratégia de marketing? Que tal compartilhar comigo o que você tem feito? 🙂

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