[Infográfico] História das Vendas: Entenda como tudo evoluiu!

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Como chegamos aos estado atual das vendas? Você faz ideia? Pode parecer que alguns atributos de vendedores sempre foram valorizados no decorrer da historia das vendas, mas isso não é verdade.

Já existiu um momento onde enganar o cliente não era um problema. Claro, ainda existem empresas que fazem isso, porém no passado era algo entendido como uma verdadeira técnica. Estranho?

Para conhecer mais sobre a história das vendas, acompanhe.

infográfico história das vendas outbound

Transcrição

  1. No começo da humanidade, as pessoas faziam trocas
  2. Em 5.000 AC, metais foram usados pela primeira vez como moedas
  3. No Brasil, os portugueses faziam escambos com os índios
  4. Snake Oil Selling – Com a Revolução industrial (1700 – 1800), muitos vendedores começaram a vender sonhos, enganando seus clientes
  5. Em 1752 Benjamin Franklin funda um empresa de seguros. Alguns anos depois, o segmento de seguros segmenta as equipes entre Hunters e Farmers
  6. Em 1886 o modelo Piramid Selling é criado por John Patterson, que ficou conhecido por tornar as vendas uma profissão reconhecida
  7. No Primeiro Congresso de Vendas nos EUA em 1916 os vendedores eram encorajados a buscar a confiança dos consumidores, no modelo Trust Based Selling
  8. Em 1924, a IBM é pioneira e começa a dar treinamento para vendedores, comissões diferenciadas e contratam os profissionais mais promissores assim que saem da faculdade
  9. A partir de 1929, depois da Grande Depressão, muitas pessoas se tornaram vendedores porta a porta, utilizando a emoção para vendas, já que não possuíam treinamento ou habilidade para vender. Esse tipo de venda ficou conhecido como Mood Selling
  10. A partir de 1930 o rádio é usado para vendas, fortalecendo a marca das empresas, o que ficou conhecido como Brand Based Selling
  11. Em 1936 é lançado o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dale Carnegie
  12. Em 1954 o modelo AIDA começa ser usado como uma metodologia
  13. Entre 1950 e 1960 a TV começou a ser usada fortemente para vendas
  14. Em 1988 o SPIN selling foi proposto por Neil Rackham, desenvolvendo o conceito de Venda Consultiva
  15. Em 1993 Mike Bosworth lança o livro “Customer Centric Selling”, orientando os vendedores a se aproximarem de seus prospects para ajudá-los antes de buscar vender
  16. Em 2000, ascensão das empresas .com e vendas pela internet
  17. Em 2005 inicia o boom do inbound marketing, metrificando todos processo de marketing
  18. Em 2011, Aaron Ross lança seu livro “Predictable Revenue”, abrindo espaço para o retorno em grande estilo do outbound sales
  19. Em 2011, o livro “The Challenger Sales: Take Control of the Customer Conversation”, de Matthew Dixon e Brent Adamson, foi lançado.
  20. Em 2012 a IBM inicia uma estratégia de Social Selling, que se mostra de sucesso e abre o caminho para outras empresas aplicarem a técnica
  21. 2015 e o surgimento dos Sales Hackers, unindo vendas e tecnologia, especialmente no mercado de SaaS

Fonte

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