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Melhores Flipchart Friday do Ano e seus maiores ensinamentos

Em 2018 a OTB lançou 36 Flipchart Friday, 11 The Sales Follow Up e 12 Outbound Reviews.

Todos esses conteúdos em vídeo vocês encontram, inclusive, em nosso canal do YouTube. Nosso objetivo? Trazer sempre o conteúdo da melhor forma possível, mais prático e fácil de ser consumido.

E, claro, com a qualidade de sempre do blog da OTB.

Diante de tanto conteúdo em vídeo, resolvemos trazer os melhores Flipchart Friday do ano. É a sua chance de relembrá-los e, se ainda não acompanha nosso canal no YouTube, você poderá ver aqui o quanto vale a pena.

Junto aos melhores Flipchart Friday, temos depoimentos de membros da nossa própria equipe dizendo o quanto os vídeo ajudaram em sua própria rotina.

Então, vamos começar 2019 com tudo?

Simplificando o rapport em vendas | Flipchart Friday #32

Esse foi um Flipchart que, quando assisti na sexta pela manhã, a primeira coisa que fiz foi compartilhar no meu LinkedIn, quase que por impulso.

Lembro que quando entrei aqui na OTB como Hunter procurei por vários conteúdos sobre rapport em vendas no YouTube, mas sempre esbarrava com a mesmice de espelhamento e simpatia.

Nesse Flipchart, o André conseguiu explorar vários ângulos do rapport que eu ainda não conhecia, numa pegada bem didática e direta de psicologia humana.

Esses insights facilitaram, e muito, a minha geração de empatia e confiança com os leads durante a call.

Túlio Andrade, Closer no Reev & OTB

As 4 principais objeções na prospecção | Flipchart Friday #26

Me lembro que, no dia em que eu assisti esse Flipchart, eu escrevi todos esses 5 pontos comentados pelo Arthur na minha mesa. Eu estava destemido a usá-los.

Eu já tinha me deparado com todas essas objeções por algumas vezes e eu ainda não tinha certeza de qual era a melhor forma de contorná-las.

A partir do momento em que eu consegui colocar em prática eu me senti muito mais seguro e confiante para contornar objeções e dar seguimento nas conversas com os leads durante as cold calls.

Se sentir preparado e confiante é muito importante em um cenário de prospecção em vendas B2B, visto que o tom da sua voz e a energia com que você entra em uma call são perceptíveis pela pessoa que está do outro lado.

Senti que depois que eu absorvi os conhecimentos desse Flipchart eu elevei meu nível em relação à prospecção. Agora consigo ir cada vez mais fundo com os leads, buscando informações e explorando o cenário deles.

Sérgio Nazar, SDR no Reev & OTB

Como treinar um profissional para vendas | Flipchart Friday #13

Treinamento é coisa séria. É claro que todas as etapas de um processo de vendas são fundamentais para obter bons resultados, mas o treinamento de vendedores é um ponto crucial a ser considerado.

E é exatamente este o motivo pelo qual o Flipchart Friday do Vinícius, sobre como treinar vendedores, é definitivamente um dos meus favoritos!

O que mais me cativa nesse vídeo é a forma como ele demonstra a importância de ter um processo bem estruturado e como isso pode trazer previsibilidade. <3

Um outro grande aprendizado que podemos tirar (que passa despercebido para muitos) é que o treinamento não é algo exclusivo para novos vendedores, ele também pode salvar aquela pessoa que não tem performado muito bem.

Como Consultora aqui na OTB, converso todos os dias com vendedores dos mais diversos segmentos. Esse vídeo contribuiu muito para a minha visão da estruturação de treinamentos de vendas.

Acredito que ele conseguiu cumprir maravilhosamente bem a sua função de não nos deixar esquecer que é só através de um treinamento excepcional que conseguiremos formar (e nos tornar) vendedores top performers.

Izabela Stati, Consultora na Outbound Marketing

Perguntas em vendas que você TEM que fazer | Flipchart Friday #34

Assim que assisti o Flipchart do Arthur, sobre perguntas essenciais a se fazer num processo de vendas, me lembrei de quando fui hunter em uma empresa cliente do Reev e da OTB.

Sendo parte do time comercial, é fundamental ter conhecimento de perguntas eloquentes e gatilhos mentais para extrair informações preciosas dos leads e, assim, ter as ferramentas e os argumentos necessários para criar um compromisso.

Na época em que eu era hunter, não tinha muito conhecimento a respeito disso, mas o Flipchart certamente é didático e claro, além de fundamental para todo o time de vendas.

Hoje, mesmo enquanto membro do time de Customer Success, aprendi com o Arthur a importância dessas técnicas para conseguir o compromisso dos clientes para mantê-los engajados em nosso processo.

Beatriz Souza, Customer Success no Reev

Dissecando o SPIN Selling e o GPCTBA C&I | Flipchart Friday #2

Confesso que nunca imaginei que vender exigisse tanto conhecimento técnico.

Porém, quando comecei a trabalhar no Reev e assisti este Flipchart do Vinícius sobre o SPIN e o GPCTIBA C&I, aprendi um pouco mais sobre essas metodologias.

Com isso, consegui ver, na prática, o quanto essas técnicas influenciam no resultado positivo de todo o processo de vendas.

Hoje, como Channel Account Executive do Programa de Parcerias do Reev, vejo a todo momento, em cada touchpoint que faço com os leads, a relevância de ter por um método claro e eficiente que direciona minhas tarefas.

Tudo isso é essencial para o meu objetivo principal, que é aproveitar ao máximo cada oportunidade de contato para extrair as melhores informações, fazer com que o lead veja valor na minha proposta e qualificá-lo melhor.

Larissa Machado, Channel Account Executive no Reev

5 grandes problemas em vendas B2B | Flipchart Friday #8

A primeira vez que ouvi o Vinícius falando dos 5 maiores problemas em vendas B2B, fiquei fascinado com o quanto eles são comuns e o quanto eles se relacionam entre si.

O maior ensinamento que pode ser tirado é que é extremamente difícil mantermos esses 5 aspectos rodando bem dentro do nosso processo e, se deixarmos um (ou alguns) de lado, isso acaba afetando negativamente os outros.

Se você não contrata bem, seu treinamento será inefetivo e seu processo será ineficiente.

Isso desencadeará em desperdício de tempo e, no fim das contas, uma dificuldade de escalar os resultados e replicar as boas práticas entre o time, o que poderia ajudar a empresa a crescer como um todo.

Se você não tem tempo, provavelmente significa que seu processo está desorganizado ou que você não tem braços o suficiente para suprir as demandas desse processo, ou seja, você poderia estar contratando mais.

Não tendo tempo, inevitavelmente seu processo se desorganizará ainda mais, você não terá tempo para treinar adequadamente o time e isso não trará escala para seus resultados.

Seguindo por um outro caminho, a necessidade de escalar vai fazer com que precisem focar ainda mais nas vendas em si, deixando de lado a organização e o treinamento.

Você acaba entrando em um ciclo vicioso negativo, fazendo com que todos os aspectos piorem cada vez mais.

Por isso, precisamos estar sempre muito atentos a todos esses aspectos. Qualquer empresa que você conhece já enfrentou, está enfrentando, ou enfrentará esses problemas em alguma etapa do seu desenvolvimento.

Estar bem preparado para reverter essas situações vai ser o seu diferencial de mercado.

É isso que vai alavancar suas vendas em relação à concorrência e gerar valor real para os leads e clientes, sem que surjam problemas no processo ou no atendimento.

André Barbosa, Project Manager no Reev & OTB

Curtiu a lista?

E aí? Gostaram da nossa lista de melhores Flipchart Friday? Tem algum conteúdo que você acha poderíamos ter incluído nessa lista?

Comente aqui embaixo.

Vou adorar discutir os maiores aprendizados que teve com nossos conteúdos em vídeo e porque alguns deles foram tão importantes para você.

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