capa perfil de vendedor no linkedin
Marketing

O vendedor campeão no LinkedIn: como fazer um perfil de sucesso?

Se o seu LinkedIn fala sobre o tamanho dos negócios que você fechou, ou sobre como você é um Sales Rep que bateu a meta no último dia do mês, você está fazendo errado.

Você com certeza deve se orgulhar dessas conquistas, mas como um bom profissional de vendas, o seu perfil deve estar atualizado de acordo com o contexto do seu lead.

E aqui eu vou mostrar como ter um perfil de vendedor campeão no LinkedIn.

Por que você deve atualizar seu perfil?

Se for para resumir este conteúdo em um único conceito, eu diria: Social Selling.

Para que o seu social selling seja realmente efetivo, a sua comunicação deve estar voltada para os principais problemas que os leads possuem e como você pode ajudá-los no caminho para resolvê-los.

A ideia é realmente mostrar, pelo seu perfil, como você entende a realidade do lead e, o melhor, entende mais do problema dele do que ele mesmo.

Além disso, se você usa LinkedIn como touchpoint em seu fluxo de prospecção, saiba que ter um perfil voltado para o lead irá aumentar ainda mais a sua taxa de conexão e de respostas via InMail.

Se você tiver os mesmos interesses do lead, ele estará mais aberto a conversar com você, não é mesmo?

E se você não usa essa rede social na sua abordagem, saiba que fluxos de cadência com LinkedIn tem uma taxa de conversão 39% maior, e ainda 65,53% maior se o LinkedIn for o primeiro contato.

Esse são dados do nosso report, em que analisamos quase 4 milhões de dados sobre outbound.

Ficou convencido? Show! Então vamos ao passo a passo!

A primeira impressão é a que fica: sua foto

Quem é você? Que imagem você quer passar? Melhor, que imagem você verdadeiramente passa? Você é uma pessoa mais séria ou mais descontraída?

Aqui não tem muito segredo, sua foto deve ser autêntica.

Você deve passar uma imagem que te represente e que deixe a pessoa familiarizada com a sua personalidade.

Isso é muito importante em prospecção para que o lead saiba que existe uma pessoa por trás daquele contato e como essa pessoa é.

Independente de qual imagem você quer passar, você também deve passar a sua imagem enquanto empresa. Para isso, temos algumas coisas que você deve e outras que você não deve fazer:

Não tire uma foto em grupo

Lembre-se: seu lead deve estar familiarizado com VOCÊ, não com todos os seus companheiros do time de vendas.

Seja autêntico

Se você é uma pessoa séria, vá e tire uma foto mais séria.

Se você é uma pessoa mais extrovertida, vá e tire uma foto assim que passe essa imagem (o Henrique, videomaker do nosso time, pegou bem essa dica).

Não pense na sua foto como você pensa em uma selfie para o Instagram

O LinkedIn ainda é uma rede para contatos profissionais. Pode não ser o melhor lugar para colocar sua selfie na praia fazendo um hangloose. 🤟

Mantenha seu copo escondido na foto

A não ser que você trabalhe no ramo de bebidas, é melhor não exibir a garrafa de Dom Pérignon que você recebeu por ter batido meta.

Contrate, sim, um serviço profissional

Acredite, é um investimento válido.

Se você não tiver equipamento ou know how para edição, contar com ajuda profissional pode ser um diferencial.

As fotos de todos no nosso time, por exemplo, tem esse visual com as linhas características da nossa marca. Todas essas fotos foram feitas por nosso time de design <3

perfil de vendedor no linkedin fotos

Aproveite o espaço da sua capa

Depois da sua foto de perfil, o que todos vão olhar logo de cara é a sua capa. Olhe a diferença entre um perfil sem capa e um perfil com capa:

perfil de vendedor no linkedin sem capa

Um belo de um espaço vazio sem capa, não é mesmo? 🙄

perfil de vendedor no linkedin com capa

Conseguiu ver a diferença?

Se você ainda não tem uma capa específica que o seu time de design desenhou, aqui vão algumas dicas para você aproveitar melhor esse espaço:

Dica #1: Faça no formato correto

Se você for fazer, faça direito.

Pense nas proporções da capa e como do lado esquerdo parte da sua foto de perfil irá se sobrepor à capa.

Aqui você consegue acessar alguns templates do canvas para customizar e criar a sua própria capa!

Dica #2: Faça uma capa que seja relevante e atualizada

Coloque algo que seja relevante para a imagem da sua empresa.

  • Vocês acabaram de lançar um conteúdo importante? Avise ao time de design para customizar uma capa com um CTA para esse conteúdo;
  • Vocês acabaram de lançar alguma funcionalidade nova no produto? Uma capa personalizada pode chamar a atenção do mercado para a sua solução;
  • Seu time de marketing conseguiu resumir bem a sua proposta de valor em uma só arte? Peça uma cópia dessa imagem e coloque em seu perfil.

Dica #3: Keep it Simple

Ali não é um espaço para você preencher com um texto do tamanho de um ebook ou 19 gráficos de como sua empresa ajudou outras a alcançar melhores resultados.

Mantenha simples e mostre valor suficiente no pouco espaço que você tem para que seu lead fique interessado na sua empresa e no seu perfil.

Sua Headline do LinkedIn

Preencha a sua headline do LinkedIn com informação relevante para capturar a atenção do possível lead que está visualizando seu perfil. Nisso, considere:

Coloque o one-line da sua empresa no seu perfil

Todo mundo tem sempre uma frase de efeito que define bem o propósito da sua empresa.

Na maioria dos casos o time de marketing investe muito esforço para criar essas frases, e aqui é onde você deve colocá-la.

Coloque, sim, o seu cargo

O headline é o principal motor de busca do LinkedIn.

Se o lead procurar por alguém no setor de vendas da sua empresa, você quer ser o primeiro a ser encontrado, certo?

Justamente por isso é importante você colocar tanto o seu cargo, como algumas palavras chave para melhorar sua busca. Só não vai exagerar, ok?

Não se gabe

Todos sabemos que você é o melhor vendedor, mas seu prospect não se importa com isso. 

É claro que você pode destacar uma conquista (especialmente se estiver fora do trabalho), mas não exagere.

Agora que você já tem um headline para os leads chegarem até você, vamos fazer eles ficarem engajados com a sua descrição:

Sua Bio

O resumo é uma das partes mais importantes do seu perfil no LinkedIn.

Ele pode ensinar muito às pessoas sobre você, e seus potenciais clientes podem aprender sobre o que sua empresa faz através dele.

O ponto aqui é entender o que o seu lead buscaria ao olhar seu resumo e, com isso, entender como construí-lo para deixá-lo cada vez mais familiarizado com você, com sua empresa e com sua solução.

É super importante entender essa parte. Veja como fazer isso:

Escreva da maneira que você fala

Vendas têm tudo a ver com a construção de conexões genuínas.

Se seu resumo do LinkedIn parece ter sido escrito por um robô, essa é a impressão que seus clientes em potencial terão de você.

Além disso, uma das piores coisas em vendas é a quebra de expectativa. 

O resumo é uma das partes que mais contém informações sobre você.

Se o seu perfil diz uma coisa e, quando você se reunir com o prospect, agir de uma forma completamente diferente, você terá mais um desafio para construir uma conexão real.

Comece pelo problema do seu lead

Acho que já deu para entender o recado, né?

Isso é tudo com o que seu prospect se preocupa. Demonstre que você sabe quais são esses problemas, concentrando-se em como você pode ajudá-los a lidar com aqueles que mais os afetam.

Compartilhe fatos e dados

Se você puder incorporar estatísticas reais que demonstrem como você ajudou seus clientes, ou até mesmo adicionar alguns cases, você mostrará aos potenciais clientes que está agregando um valor mensurável.

Adicione palavras-chave

Algumas pessoas incluem palavras-chave baseadas nas principais habilidades listadas na parte inferior do resumo do LinkedIn.

Sugiro também adicionar palavras-chave que seus clientes em potencial provavelmente irão pesquisar, de modo que seu perfil apareça nos resultados de pesquisa do LinkedIn. 

Não tenha medo de se gabar da sua empresa (não se gabe de você mesmo)

Se você não fez isso, o seu resumo é o lugar perfeito para falar sobre o quanto você ama sua empresa, sua equipe e os resultados alcançados para seus clientes.

Inclua suas informações de contato

Adicione pelo menos seu e-mail e o site da empresa à seção de informações de contato na sua introdução. Você precisa ser fácil de alcançar!

Inclua um CTA para o seu perfil

Se o lead chegou até aqui, não deixe que ele vá embora por falta de uma chamada para conversar.

Se você falou bem da sua empresa, dos seus resultados e deixou os dados necessários para contato, deixe uma pergunta instigante no final para dar mais um empurrãozinho.

A seção de experiências profissionais

É tentador preencher sua seção de experiências profissionais como um currículo, descrevendo cada ponto do seu trabalho.

Antes disso, lembre-se de que seu comprador não se importa com a sua meta batida, apenas com seus próprios problemas.

Então, como você deve trabalhar essa seção? Isso pode ser mais fácil do que você pensa. Apenas faça o seguinte:

Coloque todos na mesma página

É importante alinhar suas equipes de vendas e marketing com a descrição da sua empresa.

Tal como o seu one-line, isso ajudará a construir uma marca consistente na mente dos seus prospects, independente de com quem eles falam na sua organização.

Agora você pode se gabar um pouco, mas humildade sempre

Você ajudou muitas pessoas na sua posição? Seus clientes alcançaram metas impressionantes por causa dos seus produtos?

Grite e mostre sua gratidão por ter a oportunidade de ajudar tantas pessoas.

Inclua todas as suas posições

Se o seu papel mudou enquanto você estava em qualquer empresa, liste todas os cargos que você ocupou lá dentro.

Se você teve várias mudanças de título, mas suas responsabilidades permaneceram as mesmas, concentre-se apenas nas diferentes coisas que você alcançou em cada função.

Seja breve

Ao contrário deste artigo (#sorry), suas descrições de experiências profissionais devem ser bem curtas para cada posição ocupada.

Aponte para menos de 75 palavras. Além disso, bullet points também podem ajudar a manter as coisas concisas e legíveis.

Liste suas habilidades mais importantes e obtenha recomendações

Quais habilidades você deve escolher nessa seção?

Recomendo manter a maioria simples, concentrando-se principalmente nas táticas das quais você depende para ajudar seus clientes em potencial, que é o que eles provavelmente pesquisarão.

Obtenha recomendações de profissionais confiáveis

Muitas pessoas acham que as recomendações só importam para suas futuras oportunidades de carreira, mas elas também servem muito bem como depoimentos.

Se você puder escrever uma recomendação genuína sobre sua experiência de trabalhar com alguém, faça-o.

As chances de que essas pessoas retornem o favor são grandes, agregando valor para vocês dois. Isso também vale para prospects que se tornaram clientes!

Se eles não responderem imediatamente, não entre em pânico.

Considere cutucá-los com alguma recomendações e competências, mas esteja pronto para seguir para uma nova conexão, caso essa primeira não funcione.

Embora seja bom ser apreciado por seus colegas de trabalho, as recomendações do LinkedIn não devem ser fornecidas apenas por eles.

Você também precisa de recomendações de pessoas confiáveis ​​em sua área e dos clientes que você já ajudou. Isso mostra que você sabe como agregar valor e que é bom na criação de conexões.

Destaque suas conquistas: prêmios, projetos, publicações, idiomas, cursos…

Essa seção pode fazer você parecer o rockstar que você é, ou pode fazer você parecer um idiota total.

Há uma linha muito tênue entre essas percepções e, quando você está em vendas, isso se torna crucial. Aqui estão algumas dicas:

Publicações

Se você é um grande convidado ou foi citado em uma grande variedade de conteúdos sobre vendas, esse é o lugar para exibir tudo isso.

Coloque também os textos de blog que você escreveu e não se esqueça de divulgá-los.

Idiomas

Se você realmente não fala esse idioma, não o inclua. Dois anos de francês no ensino médio não contam aqui.

Projetos

A maioria das pessoas deixam essa seção em branco.

Mas se você fez um ótimo projeto de vendas ou ajudou um cliente a criar uma solução personalizada (e tem a permissão para compartilhá-la), destaque esses pontos aqui.

Cursos e certificações

Coloque também os cursos que você fez. A ideia é se portar como especialista no assunto, e os cursos com certeza vão mostrar isso.

Você pode compartilhar suas certificações no Outbound Go, por exemplo. 😉

Mantenha-se ativo na rede

A lógica aqui é bem simples: quanto mais ativo você for na rede, mais seu perfil e suas postagens serão exibidas e mais perto você estará do seu lead.

Porém, dá uma olhada nessas dicas:

Dica #1: Aumente seu alcance

Aumente sua rede de forma consciente.

Se você trabalha em vendas, busque aumentar sua rede se conectando com outros profissionais de vendas.

Isso fará com que, quando você pedir conexão com seu lead, você tenha mais conexões em comum, aumentando a sua credibilidade.

Dica #2: Interaja com a rede

Agora que você já tem um alcance maior, comece a fazer postagens regularmente, comente nas postagens da sua empresa e compartilhe conteúdos relevantes.

Comece com uma ou duas postagem por semana e você já terá o suficiente para deixar seu perfil mais visível.

Dica #3: Interaja com a rede de forma relevante

Ninguém gosta de uma pessoa overposting!!

Faça comentários e postagens que realmente vão agregar para sua rede ou para seu lead. Compartilhe conteúdo que irá ajudar você a se tornar uma autoridade.

Agora vá às vendas

Otimizar seu perfil é apenas o primeiro passo para um Social Selling bem sucedido no LinkedIn, mas é um passo muito importante.

Agora você precisa criar e compartilhar conteúdos que chamem atenção, conectar-se com as pessoas certas e iniciar conversas relevantes.

Preparado para tornar o seu processo de prospecção no LinkedIn realmente eficiente?

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