Por que a We do Logos contratou uma Consultoria Comercial

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Sabe aquele momento em que você se pergunta o que está fazendo de errado? Ou, ainda mais importante, aquele momento em que você se pergunta o que NÃO está fazendo. Era o momento que estávamos vivendo. Depois de 5 anos de empresa e um crescimento constante sentíamos que não era o suficiente. Crescíamos entre 30%-50% anualmente. Para algumas empresas isso pode ser algo extraordinário, mas para gente era como se fossemos zumbis.

Pode parecer ganância ou até mesmo arrogância, mas para gente o aceitável, tratando-se de uma empresa de tecnologia era crescer pelo menos entre 100%-150% por ano. E em 2015, depois de anos tentando descobrir o que estávamos fazendo que poderia ser melhorado mudamos o mindset e resolvemos fazer ações que nunca tínhamos feito e que poderiam ser game changing para a We do Logos.

Analisamos grandes empresas do Brasil e do Mundo de vários segmentos e tipos de negócio e vimos que todas elas tinham algo em comum. Uma metodologia de Inbound bem azeitada e uma equipe e processos de vendas extremamente estruturados. Sabíamos então o que precisávamos fazer: contratar uma consultoria comercial para nos ajudar a implementar e evoluir nosso processo de vendas. Além de fazer a integração entre marketing e vendas (algo essencial para a estratégia ter efeito completo).

Ao contratar uma consultoria comercial sabíamos que o desafio interno seria grande, afinal seria uma grande mudança de cultura, processos e pessoas. Tínhamos uma venda típica de tiradores de pedido. Não tínhamos metodologia e não tínhamos processos. Era realmente na sorte. E teríamos um caminho de muito aprendizado pela frente para implementar o Spin Selling, Matriz de Objeção, Fluxo de Cadência, Sandler Selling entre tantas outras coisas.

Começamos o trabalho em setembro de 2015. Em outubro crescemos 1% nas vendas, em novembro crescemos 15%, em dezembro caímos 23% (algo natural devido a sazonalidade do nosso negócio, porém foi um resultado extraordinário, pois normalmente a queda é de 50%) e em janeiro crescemos 46% tendo o nosso melhor mês de vendas da história da empresa! Fator importante é que janeiro também é um mês sazonal e com resultados não tão bons historicamente. O que faz o número ainda mais relevante.

Como falei de marketing é importante ressaltar que nesse mesmo período de setembro a janeiro tivemos um aumento de 670% no tráfego, de 316% na geração de leads e de 221% de oportunidades de vendas. Ou seja, são números extraordinários que a consultoria comercial também conseguiu influenciar fazendo marketing e vendas falarem a mesma língua e terem ações em conjunto.

consultoria comercial: por que contratar

Então, se sua empresa também não está crescendo como deveria, se os resultados estão sempre abaixo da meta, se você não tem processo e metodologia de vendas, se você acha que vender é somente tirar dúvidas dos usuários e, principalmente, se você quer fazer a diferença e levar sua empresa a um outro nível, definitivamente você precisa de uma consultoria comercial. Funcionou para a We do Logos, funcionou para centenas de outras empresas e certamente irá funcionar para você.

Não me diga que seu negócio é pequeno, não me diga que você não tem orçamento, não me diga que você tem outras prioridades e não me diga que tem medo de mudança. Só existe uma única coisa que sua empresa precisa: vender mais do que gasta. E isso uma consultoria comercial vai te ajudar a encontrar.


 

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.