os principais serviços oferecidos por agências
Marketing

Quais são os principais serviços oferecidos por agências e consultorias digitais?

Em tempos modernos o crescimento do mercado de marketing digital tem sido exponencial. Surgem inúmeras possibilidades para que as empresas atraiam clientes e conquistem engajamento.

Trabalhar uma estratégia de inbound tornou-se indispensável para ampliar serviços e obter maiores resultados.

O meu objetivo aqui é apresentar alguns serviços que uma consultoria ou agência pode oferecer em busca de trabalhar melhor o inbound, e até mesmo o outbound, dentro das empresas.

Serviço #1: Criação de site ou blog

Um site é essencial para uma marca. Nele, a empresa pode adicionar informações importantes e relevantes, além de expor seus produtos e serviços.

Vale ressaltar que um bom site fica bem ranqueado nas buscas online, o que possibilita que os potenciais clientes encontrem a empresa facilmente.

O blog, por sua vez, permite a produção de conteúdos interessantes para os leads, funcionando como catalisador de conversões do seu funil por atrair tráfego segmentado e gratuito para o site.

Um bom blog é a chave para uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida.

Serviço #2: Produção de conteúdo

Sabemos da importância de ter um site ou blog, mas não adianta criá-lo e não investir no conteúdo a ser adicionado.

É preciso pensar em boas pautas e garantir a qualidade para tornar-se referência no assunto!

Os potenciais clientes esperam encontrar algo que agregue valor ao processo dele. Por isso, a regra é: invista em conteúdo.

Serviço #3: Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Ao oferecer serviços de marketing de conteúdo lembre o seu cliente da importância de utilizar técnicas de otimização para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.

É através desse ranqueamento que você consegue gerar tráfego orgânico para o seu blog, através da busca por palavras-chave específicas e estratégicas.

Serviço #4: Consultoria de Branding

Você deve oferecer mais do que cuidar da identidade visual da empresa, você também deve abranger a conquista de uma posição única na mente do cliente.

Aqui se desenvolve a estratégia e planejamento de conceituação da marca.

Serviço #5: Definição do tom de voz da marca

É fundamental definir a personalidade da empresa para estabelecer seu diferencial competitivo.

A autenticidade demonstrada pela empresa é capaz de gerar uma conexão com seus leads e, por isso, a construção de um tom de voz ideal é outro ponto que citamos aqui.

Para criá-lo é necessário ter um conhecimento profundo sobre a audiência e definir o posicionamento da empresa no mercado.

Serviço #6: Definição de perfil de cliente ideal

O perfil de cliente ideal representa fielmente o público-alvo de um negócio e, portanto, são o foco do direcionamento das ações de marketing.

Definir o ICP é um passo importante, pois resulta na identificação de um cliente ideal real, não um idealizado pela empresa.

Da mesma forma, definir as personas que estão dentro desse perfil de cliente ideal é o que guia a construção de conteúdos, a comunicação e as estratégias de vendas.

Serviço #7: Gestão de mídias sociais

Reconhecemos que o marketing está diretamente presente nas redes sociais como LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, entre outros.

Aqui encontramos uma nova oportunidade de oferecer um serviço de acompanhamento e nutrição dessas redes.

As redes sociais podem conter materiais exclusivos, campanhas e ações promocionais, além de funcionarem como um canal de divulgação para conteúdos dos sites e blogs.

Serviço #8: Análise de métricas

Analisar as métricas e comprovar se os investimentos estão trazendo os resultados esperados é crucial para se ter um controle mais eficaz sobre as ações futuras.

Oferecer esse serviço pode significar um diferencial, mostrando a eficiência do que é oferecido como serviço aos clientes.

Serviço #9: Email marketing

Email marketing é uma técnica de marketing direto. Seu principal objetivo do é disparar emails para engajar a base de clientes cadastrados.

Isso pode ser feito através de uma estratégia de emails enviados a partir da interação do lead com os conteúdos e outras campanhas da empresa.

Serviço #10: Newsletters

Há a opção de investimento em newsletters, que também fortalecem o relacionamento dos potenciais clientes com a marca.

Uma newsletter funciona como um boletim informativo, ou uma mensagem não apelativa que informa sobre atualizações e novidades em seus conteúdos.

Serviço #11: Landing pages

São páginas com a finalidade de converter leads que poderão se tornar futuras oportunidades de negócios.

Isso acontece porque a página oferece algo em troca dos dados do visitante, como: diagnósticos, ebooks, ferramentas gratuitas, webinars, entre outros materiais ricos.

Serviço #12: Automação de marketing com foco em nutrição e qualificação de leads

Sabemos que além de conseguir uma boa base de leads é necessário nutri-los e qualificá-los.

Quando o número de leads aumenta substancialmente, a agência ou consultoria pode oferecer esse serviço para identificar quais leads possuem um melhor perfil diante daquele ICP que procuramos.

É interessante oferecer a possibilidade da nutrição de leads por meio de emails autorizados com conteúdos relacionados aos interesses do usuário.

Serviço #13: Adwords

Criar e oferecer a gestão de anúncios permite que a marca apareça nos primeiros resultados da busca e pague por quantidade de cliques ou impressões.

Isso facilita para que possíveis clientes encontrem sua empresa e seus serviços, podendo aumentar o número de leads no topo do funil.

Serviço #14: Outbound e vendas

Após apresentar 13 serviços superinteressantes, deixo para o final o serviço que, para mim, é um dos mais importantes no final das contas: outbound e vendas!

Trabalhando no Reev aprendi que um dos maiores receios de qualquer vendedor, gestor ou CEO é descobrir que está perdendo oportunidades.

Afinal, ninguém quer perder receitas, não é verdade!?

Escolher fazer outbound além de investir apenas em inbound é um caminho que, como o funil em Y apresenta, fecha as portas para possíveis perdas e abre caminhos para a descoberta de novos potenciais clientes.

Alguns podem acreditar que correr atrás com uma estratégia de outbound é invasivo, mas a prospecção ativa é uma ação que permite buscar oportunidades, fechar negócios e aumentar sua receita em curto prazo.

Outro benefício é a possibilidade de alcançar os profissionais dos cargos mais altos nas empresas, os verdadeiros tomadores de decisão.

Pense só: um CEO não terá tempo de acessar seu blog ou acompanhar suas mídias sociais, certo? Portanto, vale muito a pena investir em outbound!

Quais são os benefícios de contratar uma consultoria ou uma agência digital?

Benefício #1: É mais barato

Possui melhor custo-benefício e muitas vezes é a única opção para que empresas menores tenham acesso à serviços profissionais.

Isso porque um serviço feito em casa custa muito mais em contratações, treinamentos e ferramentas, podendo consumir o seu orçamento.

Benefício #2: Tecnologia

Agências sempre estão no topo da inovação tecnológica. Utilizam dados, relatórios analíticos e softwares para alcançar os clientes ideais no momento ideal.

Benefício #3: Experiência

Por trabalharem com diversas tecnologias, indústrias e clientes, agências e consultorias possuem experiência e dados para provar quais são as melhores estratégias para cada cenário.

Benefício #4: Escalabilidade

É possível escalar a demanda sem a preocupação de aumentar seu time interno para alcançar tal escalada.

Agências e consultorias oferecem serviços diferenciados e permitem que seus clientes contratem outros produtos ou serviços como complemento à estratégia inicial.

Benefício #5: Especialistas

Agências e consultorias são compostas por especialistas em várias áreas que entendem bem cada cenário e possuem expertise para o desenvolvimento de estratégias.

Benefício #6: Resultados

Uma agência consegue medir os resultados em métricas para enxergar o que tem dado certo e o que não tem dado tanto retorno.

Dados são essenciais para que as empresas definam onde alocar seus recursos.

Benefício #7: Inovação

A empresa que contrata uma agência ou uma consultoria se beneficia também pela abertura a novas ideias.

Existem perspectivas que os especialistas de agências podem trazer para o time, o que pode dar vida a novos projetos e semear a inovação.

Benefício #8: Ferramentas

Talvez o time de uma empresa não possua todas as ferramentas e funcionários necessários para ações específicas, como SEO.

Uma agência possui uma equipe talentosa dotada das ferramentas ideiais para fornecer essas ações específicas.

Benefício #9: Continuidade

Uma agência pode ajudar na fluidez da companhia quando, por exemplo, um funcionário sai ou mesmo em situações de dificuldades com baixa demanda.

Benefício #10: Complemento

Agências funcionam como complemento, ou seja, seu time exerce suas funções e projetos específicos, enquanto a agência ou a consultoria trabalham com outros projetos.

Essa divisão permite que sua equipe seja mais eficiente ao focar-se em uma ação.

Conclusão

Neste conteúdo descobrimos alguns serviços que agências podem fornecer e quais são os benefícios de se contratar uma agência ou uma consultoria.

Vale dizer aqui que cada empresa precisa avaliar as necessidades de seus clientes para identificar quais serviços deveria usar.

conforme o crescimento desses clientes, você pode ampliar a diversidade de seus serviços para atingir cada objetivo almejado.

Contratar uma agência ou uma consultoria significa economizar tempo e dinheiro pagando apenas pela expertise de cada especialista envolvido.

Uma empresa ganha, e muito, com os serviços de uma agência ou de uma consultoria. Esses tipos de serviços possibilitam expandir e ter acesso à tecnologias e tantos outros benefícios por um valor mais vantajoso.

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