[The Sales Follow Up T1 EP6] Uma das melhores operações de outbound do Brasil – Marcos Medina | Gerente de Negócios do Mercado Livre
Essa semana falamos com Marcos Medina, Gerente de Negócios do Mercado Livre, com foco na operação da Becommerce.
A Becommerce é uma unidade de negócios do Mercado Livre, a maior ferramenta para gestão de vendas em marketplaces da América Latina.
Eles têm como objetivo princial ser a melhor plataforma para gestão de vendas em marketplace que já existiu.
Como é a estrutura hoje?
- Eles trabalham com o modelo SaaS;
- O Frederico Flores (Fred) cuida da operação comercial e do sucesso do cliente;
- O Fernando Fonseca cuida da operação de TI;
- O Marcos Medina gerencia um time com 12 SDRs;
- Os 12 SDRs são divididos em braços de inbound e de outbound;
- A meta dos SDRs é calculada em cima das reuniões realizadas;
- O processo de vendas: SDR → Closer → Sucesso do Cliente;
- O ciclo de vendas é de até 60 dias;
- Eles perdem apenas 8% das oportunidades geradas;
Como eram as coisas antes de implementar o outbound?
- A partir de uma base de clientes, os vendedores buscavam novos clientes;
- Geravam novos leads a partir de um webcrawler;
- A taxa de conversão era entre 2% e 3%, hoje a média é de 5%;
- O processo era feito por meio de feeling e observação do que dava ou não certo;
- A maior parte de clientes fechados trabalhavam com grande volume de vendas;
Outbound + Inteligência Comercial = +50% de crescimento:
- Com toda experiência acumulada após 3 anos de mercado veio a necessidade de estruturar o processo;
- Hoje contam com uma pessoa tocando o processo de inteligência comercial, que estuda o que tem dado certo, propõe novas categorias e constrói listas para os SDRs;
- Com base em todas as informações acumuladas ao longo do tempo, desenvolveram um processo de classificação dos leads com pontuação de 0 a 5, para avaliar a probabilidade do lead virar cliente (um formato de leadscore para outbound);
- Também buscam testar com frequência as categorias de leads que convertem menos para otimizar o processo;
Preocupação com o lead durante todo o processo:
- Apesar de ter um alto volume de leads, todos eles são valorizados durante o processo como uma grande oportunidade de negócio;
- Possuem um fluxo de passagem de bastão bem definido, alinhando a comunicação entre o SDR e o Closer;
- O SDR participa da 1º ligação entre o closer e o lead;
- O lead é levado pela mão durante todo o processo, o que aumenta o rapport;
- O posicionamento da equipe da Becommerce é se colocar como um parceiro do lead, buscando gerar a melhor experiência possível;
Como manter a paixão e a qualidade em um time grande?
- Sempre que possível, o Marcos e o Fred dedicam um tempo na prospecção e engajam a equipe por meio do exemplo;
- O Marcos busca incentivar o time no dia a dia e trabalhar a confiança de cada membro da equipe;
- Envolvem a equipe no processo de construção da matriz de objeções;
- Deixam claro para a equipe que errar faz parte do processo de aprendizado em vendas;
Quais são os pepinos do dia a dia?
- Buscar excelência, tanto na equipe quanto na gestão;
- Fazer com que a equipe seja altamente motivada e produtiva e, ao mesmo tempo, respeitar o diferencial de cada SDR;
- Tornar a equipe eficiente e independente, mas com a consciência de que possuem 100% de apoio da gestão;
Contratação:
- Desenham o perfil ideal para novos colaboradores com a equipe de RH;
- O perfil é construído analisando as características de quem já está na equipe e tem uma boa performance;
- O RH faz a triagem das pessoas que se encaixam no perfil;
- Os candidatos selecionados pelo perfil passam por testes para verificar as habilidades em vendas;
Treinamento:
- Treinamento inicial passando por:
- E-commerce em geral;
- Marketplace;
- Educação sobre o sistema da Becommerce;
- Concorrentes;
- Outbound;
- O treinamento inicial dura em média 3 semanas e, depois disso, já começa a parte prática;
- O novato é apadrinhado por alguém mais experiente, que faz um acompanhamento de perto;
Plano de carreira:
- Não existe um plano para que depois de determinado tempo um SDR vire closer;
- O Plano de Carreira da Becommerce atualmente é o próprio Plano de Carreira do Mercado Livre;
- Também existe um Programa de Bonificação;
- É fundamental testar o que vai funcionar para a realidade da sua empresa;
O que faz a Becommerce se destacar?
- Toda a equipe trabalha com foco em ser o melhor hub da América Latina para Marketplace;
- Possuem um visão de todo pipeline, entendem o que está acontecendo em cada etapa e possuem metas muito bem definidas;
- Inteligência de Mercado para construir score em inteligência comercial, o que traz resultados efetivos;
- Cultura de otimização constante do processo;
Impactos do Mercado Livre:
- Acesso à base de informações dos vendedores do Mercado Live;
- Apoio de uma mega infraestrutura que disponibiliza alto nível de informações em todas as áreas;
- Grande evolução no produto da Becommerce:
- Praticamente zeraram todos os bugs dentro da ferramenta;
- Lançamento de módulos que podem facilitar a vida de um vendedor do Mercado Livre;
- Melhorias no processo de treinamento das novas contratações;
- Cultura de sempre fazer reuniões presenciais para melhorar o processo.
Esse foi o nosso sexto The Sales Follow Up.
Comente aqui embaixo nos contando o que achou e quem gostaria de ver por aqui batendo um papo conosco. Se quiser participar, também estamos abertos à sugestões.
Está na hora de elevar o seu jogo em vendas e faremos isso juntos ????
Podcast mediado pelo autor, mas contextualmente transcrito para nosso blog pela Nay Medeiros 😉