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Tipos de cold mail: o que fazer além da prospecção de clientes?

Quando falamos de cold mail, aposto que o que vem na sua mente logo de cara é:

  • Prospecção de clientes, ou conexão com pessoas e empresas que possam ter interesse na sua solução.

Acertei?

É claro que, atualmente, o cold mail realmente está ligado, principalmente, à prospecção, porém existem outros contextos em que cold mails podem ser utilizados.

Quer saber mais? Vem comigo que eu conto!

Contexto #1: Pesquisas e entrevistas com clientes

Ao iniciar uma empresa ou uma nova solução no mercado, é indispensável que se faça esse tipo ação.

Entrar em contato com seus clientes ao lançar uma nova solução da sua própria empresa, ou com clientes em potencial ao abrir um novo negócio no mercado, é algo que nunca se deve deixar de fazer.

Você pode fazer isso por telefone, pessoalmente, ou usar uma estratégia de envio de cold mails, o que pode ter até uma aceitação maior, já que os leads podem responder a qualquer momento.

Essas pesquisas podem trazer informações muito valiosas sobre o seu mercado, desde que bem executadas.

Contexto #2: Pedir feedbacks sobre seu novo produto

Depois de pesquisar sobre o seu mercado e entrar em contato com clientes em potencial, você lançou a primeira versão do seu produto ou serviço.

Nesse momento você pode aproveitar e usar uma estratégia de cold mail para mostrar a sua solução e pedir feedbacks.

Você pode, por exemplo, entrar em contato e oferecer uma versão gratuita para seus clientes em potencial, pedindo a opinião deles após o uso.

Assim fica mais fácil entender o que pode ser otimizado na sua solução a fim de resolver, de maneira mais assertiva, a dor que o mercado e o seu perfil de clientes em potencial possuem.

Essa é uma ótima maneira de obter informações preciosas que vão auxiliar você a trazer uma solução que tenha a maior aderência possível ao mercado.

Além disso, dá até para pedir algum feedback sobre um serviço que você já presta, ou alguma funcionalidade que seu produto já tem, em busca de possíveis otimizações.

Contexto #3: Solicitar conselhos de especialistas no seu mercado

É claro que o contato com clientes em potencial para sua solução é uma ótima estratégia para entender melhor a necessidade do mercado no qual você está inserido.

De toda maneira, entrar em contato com os especialistas do mercado é uma ótima opção para obter outras informações, uma vez que esses especialistas já estão inseridos nesse contexto que seu produto pretende adentrar.

Na maioria das vezes, esses especialistas já passaram pelo caminho que você está passando agora e conhecem a fundo os clientes desse segmento.

Dessa forma, eles poderão oferecer excelentes conselhos e informações que irão auxiliar você ao longo desse trajeto.

tipos de cold mail email para especialistas

É importante lembrar que personalização e contexto é tudo, inclusive nesse cenário.

Não vale a pena investir tempo em um influenciador que não está totalmente alinhado com a sua estratégia e com o seu mercado.

Contexto #4: Para obter novos clientes

Claro que não podemos deixar de fora a estratégia de prospecção de novos clientes, na qual o cold mail está mais presente.

Se você já traçou seu perfil de cliente ideal, está na hora de entrar em contato com essas pessoas e empresas para obter novos clientes.

É claro que para fazer isso, é de extrema importância que você tenha sempre em mente que precisa haver um contexto por trás desses cold mails.

Só assim seu público-alvo consegue ver mais valor naquilo que você deseja tratar, gerando um bom aumento nas suas taxas de conversão.

Nesse ebook trouxemos vários templates de cold mail para as diferentes etapas do seu funil de vendas. Se você acompanha o blog, já sabe que cada etapa do funil tem o seu fluxo de cadência, certo?

Contexto #5: Fazer contato com influenciadores de marketing

Essa é uma ótima forma de aumentar o tráfego em seu site ou blog.

A ideia é encontrar conteúdos e sites populares dentro do seu nicho e identificar quais são as pessoas e empresas que estão por trás daquela popularidade.

Depois, você pode entrar em contato com esses influenciadores e mostrar os conteúdos de qualidade que você está entregando no seu site, ou blog, que estão relacionados a assuntos que essa pessoa já popularizou.

O objetivo é mostrar a essas pessoas o nível de qualidade que você e sua empresa conseguem entregar, numa tentativa de tornar seus conteúdos tão populares quanto outros que já estão inseridos no mercado.

tipos de cold mail email para influenciadores

Contexto #6: Iniciar parcerias de negócios

Ao iniciar uma solução no mercado, você também pode optar por uma estratégia de parcerias de negócios.

A ideia é uma rede de cooperação com outras empresas que tenham soluções complementares à sua e que tenham um ICP igual ou similar.

Essa estratégia é muito interessante, já que permite que ambos os lados da parceria complementem os serviços um do outro, oferecendo-os aos seus clientes.

Essa estratégia leva a um crescimento mútuo, o que é muito benéfico para ambas empresas.

Dessa forma, você pode fazer tentativas para entrar em contato com outras empresas que sejam parceiros em potencial para seu negócio.

Nessas tentativas de contato você pode, e deve, usar cold mails para se conectar com essas pessoas e aumentar sua rede de parcerias.

tipos de cold mail emails para parceiros

Olha que incrível esse cold mail que a Larissa, Channel Account Executive do nosso Programa de Parcerias do Reev, utiliza para se conectar com potenciais parceiros.

Os resultados desse template são excelentes 🙂

Conclusão

Todas essas estratégias são interessantes para o crescimento do seu negócio.

Nas fases iniciais você pode obter informações e feedbacks sobre as dores do seu mercado, serviço ou produto, para garantir que você irá ter uma boa aderência no seu segmento.

Ao longo da sua trajetória, você pode prospectar novos clientes, parceiros de negócio e até mesmo para aumentar o tráfego no seu site ou blog.

E você? O que tem feito na sua empresa? Você já utilizou algumas dessas estratégias?

Conta para gente as situações em que você já usou cold mails. Se tiver alguma estratégia que não listei aqui, fique à vontade para entrar em contato comigo e trocar ideias sobre o assunto.

É só comentar aqui embaixo 😉


Originalmente publicado no blog da Woodpecker, contextualmente modificado pela Outbound Marketing 😉



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