Como criar um treinamento interno para sua equipe com seu conteúdo
Gestão

Como criar um treinamento interno para sua equipe com seu conteúdo?

A chegada de um novo funcionário pode ser tão empolgante quanto conturbada para algumas equipes, especialmente em marketing e vendas.

O fato é que um novo membro sempre trará alguma novidade para os procedimentos da empresa, e cada novo colaborador exige o desenvolvimento de táticas e procedimentos para ensinar sobre a cultura da empresa e sobre as tarefas diárias.

Porém, essa etapa de recepção pode se tornar um tanto menos trabalhosa quando a empresa dispõe de bons conteúdos sobre as suas próprias práticas.

Quer saber como utilizá-los no seu treinamento interno?

Veja só!

Qual é a importância de um bom treinamento interno?

Não importa o tamanho de seu time: é de suma importância conceder a todo novo colaborador as ferramentas que ele precisa para ser bem-sucedido, produtivo e eficiente.

À medida que a sua empresa cresce, a importância do treinamento cresce de maneira exponencial a cada novo aventureiro que você traz à bordo.

Para saber qual tipo de treinamento aplicar, é preciso refletir no momento vivido por sua organização.

A partir disto, você identifica os objetivos nesta fase, a execução para alcançá-los e como cada funcionário ajudará nesta tarefa, e o tempo para execução deste processo.

Novos colaboradores sempre precisarão de uma boa introdução sobre o ambiente de trabalho e ao time. Por isso, a produção de conteúdo para eles deve passar pelo crivo do departamento de RH.

Verificar a eficácia dos materiais de treinamento interno enquanto a sua equipe cresce é a melhor forma de voltar o seu time para a obtenção de resultados.

Observe o seu conteúdo de treinamento atentamente, departamento a departamento, para checar a pertinência do material. Precisou de fazer aquela atualização?

Confira nossas dicas para produzir e reaproveitar conteúdos, preparando a sua equipe para o sucesso!

Rotação de ambientes

Fazer com que funcionários passem uma temporada em diferentes departamentos da sua organização tem diversos benefícios.

Além de desenvolver diferentes habilidades do colaborador, este processo pode estimular maior empatia entre os times. Dessa forma, em situações de risco, um profissional entenderá os papeis de cada um, saberá a quem delegar tarefas e não culpará outros por eventuais erros.

Um procedimento interessante é fazer com que diferentes equipes trabalhem em um mesmo ambiente. Isto facilitará a integração entre os funcionários!

Reaproveitamento de conteúdo

A sua organização já tem uma plataforma para fazer marketing de conteúdo sobre a sua área de atuação? Esta é uma ótima oportunidade para reaproveitar conteúdos e conferir ainda maior seriedade ao trabalho que está sendo feito!

Um blog corporativo pode ensinar aos novos colaboradores dos times de marketing e vendas sobre o tom utilizado pela empresa e sobre os discursos empregados na comunicação diária.  

Até mesmo as imagens escolhidas podem dar sugestões sobre que tipo de tons usar nos produtos de comunicação.

Como criar um treinamento interno para sua equipe com seu conteúdo

Imagens ajudam na comunicação, entendeu amiga?

Por isso, é tão importante inserir a produção do blog em um contexto de relevância nas estratégias de divulgação da sua marca: ele é como uma extensão de seu site com maior potencial para aproximar-se do público, tanto interno quanto externo.

Um blog bem elaborado sobre os produtos e serviços oferecidos por sua empresa também pode servir de material de divulgação sobre a cultura de sua companhia, apresentando ao público como ela atua e como são as atividades dos colaboradores no dia-a-dia.

Compartilhar conhecimentos sobre a sua área é uma estratégia forte para estar à frente no mercado: além de conquistar reconhecimento e autoridade na área, você atrai pessoas interessadas a fazer parte de seu time. 

Desta forma, fica bem mais fácil convocar colaboradores engajados com o seu negócios e interessados no crescimento da organização!  

Invista em estratégias multimídia

Comprometa-se a produzir materiais interessantes, úteis e atrativos para garantir que seus times estão absorvendo informações essenciais.

E isto, hoje, significa atrair a atenção destas pessoas com imagens cativantes e conteúdo audiovisual.

Além dos vídeos, plataformas internas, quizz online, apostilas e e-books podem despertar os diferentes sentidos de seu colaborador para o aprendizado contínuo.

A gameficação oferece inúmeras possibilidades para engaja a sua equipe na fase de aprendizado. Explore o que você tem à mão! Criar vídeos de treinamento para transmitir informações aos novatos pode ser uma alternativa cara, mas de grande eficiência.

Vídeos são dinâmicos, transmitem a informação de maneira rápida e podem ser vistos por diversas pessoas de uma só vez, o que ajuda na economia de recursos para treinamentos individuais.

Conteúdos em vídeos são especialmente ideais para situações que exigem demonstração. Além de garantir a economia de recursos e um maior controle do que será demonstrado, você também proporciona maior segurança à sua equipe.

Times de marketing e vendas podem não ter de lidar com situações arriscadas no dia-a-dia, mas um treinamento sobre procedimentos de combate ao incêndio não precisa de chamas de verdade, certo?

Garanta o comprometimento com o aprendizado constante!

Um problema do período de treinamento é que ele termina rapidamente.

Para manter o clima de aprendizado e aprimoramento, promova programas de re-certificação e a realização de cursos para que os colaboradores se sintam à vontade para sugerir melhorias e inovar.

Não perca a oportunidade de fazer com que seu time se aprimore. É sempre bom lembrar que um bom programa de treinamento interno não pode ser visto como um gasto, mas como um investimento.

Afinal, ao preparar cada membro da sua equipe para a obtenção de resultados e melhoria de performance, você garante não só a sinergia dos seus times como o sucesso de sua organização!

Planejar o treinamento interno de uma empresa é uma tarefa que exige especial atenção.

É de suma importância trabalhar a relação entre a empresa e seus colaboradores, melhorando a percepção que eles têm a respeito de sua marca e transformar a relação com o lugar em que trabalham.

Neste sentido, o treinamento interno auxilia na formação de um time mais engajado com o crescimento mútuo, sendo uma estratégia fundamental para o endomarketing da empresa.

Colaboradores têm uma grande influência sobre o que ocorre dentro de uma empresa, e isto impacta diretamente no que ela projeta ao público-alvo.

Quanto mais satisfeitos com o trabalho e maior for o esclarecimento acerca das metas de todos os times, mais fácil fica para a criação de uma cultura de inovação e obtenção de resultados.

Gostou de nossas dicas?

Já se você está interessado em formar excelentes profissionais de vendas dentro de sua empresa, veja também esta seleção de blogs nacionais e gringos para estimular o aprendizado da equipe!  


Renato Mesquita é jornalista por formação, se especializou em marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo. Atualmente tem como principais objetivos encontrar oportunidades de geração de leads orgânicos, produzindo materiais ricos e gerenciando conteúdos.

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

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