Como criar um treinamento interno para sua equipe com seu conteúdo

Como criar um treinamento de equipe? (Com dicas de conteúdos)

O treinamento de equipe com um novo funcionário pode ser tão empolgante quanto conturbada para alguns times, especialmente em marketing e vendas.

O fato é que um novo membro sempre trará alguma novidade para os procedimentos da empresa, e cada novo colaborador exige o desenvolvimento de táticas e procedimentos para ensinar sobre a cultura da empresa e sobre as tarefas diárias.

Porém, essa etapa de recepção pode se tornar menos trabalhosa quando a empresa dispõe de bons conteúdos sobre as suas próprias práticas.

Um outro ponto igualmente, ou até mais importante, é manter uma cultura de desenvolvimento constante para o treinamento da equipe atual.

Seja para um novo vendedor ou para um vendedor que já faz parte do time, é responsabilidade do líder de vendas garantir que o desenvolvimento da equipe.

Gestores que realizam o coaching constantemente constroem times com resultados excepcionais e formam equipes cada vez mais preparadas.

É claro que um bom processo de coaching terá um impacto muito maior com o auxílio de um bom conteúdo interno: ele poupa tempo do gestor e fará com que as reuniões de treinamento sejam mais produtivas.

Aqui na Reev, fizemos uma certificação gratuita de gestão em vendas que destrincha todos os tópicos para a realização de coaching em vendas.

Assim, tanto um treinamento que o gestor faz com todos do time: seja em formato de slides ou treinamentos mais práticos se pagam mais no médio e no longo prazo.

Nesse texto, compilei algumas práticas simples mas poderosas para executar o treinamento de seu equipe.

Veja só!



Qual é a importância de um bom treinamento interno?

Não importa o tamanho de seu time de vendas: é de suma importância conceder a todo novo colaborador as ferramentas que ele precisa para ser bem-sucedido, produtivo e eficiente.

À medida que a seu time cresce, a importância do treinamento do time cresce de maneira exponencial a cada novo aventureiro que você traz à bordo.

Para saber qual tipo de treinamento aplicar, é preciso refletir no momento vivido por sua organização.

A partir disto, você identifica os objetivos nesta fase, a execução para alcançá-los e como cada funcionário ajudará nesta tarefa, e o tempo para execução deste processo.

Novos colaboradores sempre precisarão de uma boa introdução sobre o ambiente de trabalho e ao time. Por isso, a produção de conteúdo para eles deve passar pelo crivo do departamento de RH.

Verificar a eficácia dos materiais de treinamento interno enquanto a sua equipe cresce é a melhor forma de voltar o seu time para a obtenção de resultados.

Também não podemos deixar os colaboradores atuais sem treinamentos de refino de habilidade.

Cada vez mais os profissionais se sentem motivados e mais preparados para assumir novos desafios ou trazer resultados ainda maiores.

É desse forma que um gestor pode escalar os próprios resultados: criando novos líderes capacitados dentro do seu time.

Isso também impacta em motivação mas existe um ganho que acredito ser sutil e muito empoderador.

O colaborador fica cada vez mais auto-gerenciável. Ele acaba necessitando menos do gestor e caminhando com as próprias pernas.

Esse é o primeiro passo para criar líderes!

Uma dica caso já possua material é observar o seu conteúdo de treinamento atentamente, departamento a departamento, para checar a pertinência do material. Precisou de fazer aquela atualização?

Confira nossas dicas para produzir e reaproveitar conteúdos, preparando a sua equipe para o sucesso!

Rotação de ambientes

Fazer com que funcionários passem uma temporada em diferentes departamentos da sua organização tem diversos benefícios.

Além de desenvolver diferentes habilidades do colaborador, este processo pode estimular maior empatia entre os times. Dessa forma, em situações de risco, um profissional entenderá os papeis de cada um, saberá a quem delegar tarefas e não culpará outros por eventuais erros.

Um procedimento interessante é fazer com que diferentes equipes trabalhem em um mesmo ambiente. Isto facilitará a integração entre os funcionários!

É importante considerar áreas de interação que os colaboradores tem durante a execução do trabalho. Por exemplo, vendedores fazem intersecção com marketing e o time de atendimento.

Assegurar que eles entendam sobre o trabalho do outro facilita a diminuição de ruído de comunicação e desgastes entre os times.

Toda a empresa acaba ganhando com isso.

Uma prática legal para isso é estabelecer um processo de treinamento de times em que uma área forneça o treinamento para outro.

Veja só como os ganhos podem ser interessantes:

  • Se o time de vendas aprende com o time de marketing sobre quais blogposts tem mais aderência no mercado, ele pode direcionar seu processo de qualificação para aquele contexto. Assim conectamos melhor com nossos potenciais clientes.
  • Se o time de atendimento aprende com o time de vendas sobre as maiores dores dos clientes fechados esse mês, a equipe de atendimento fará onboardings mais direcionados.

Esses são 2 exemplos simples em que os treinamentos fornecidos por um time potencializa o resultado do outro.

Além, como já disse, de maior empatia entre as áreas!

Treinamento como Serviço

E se o seu time pudesse ter uma plataforma de conteúdo aonde as principais dúvidas já estejam solucionadas? Um lugar aonde as principais situações que ele pode encontrar já estejam bem definidas?

Com certeza ele estaria melhor preparado para os desafios e responsabilidades, certo?

Essa é a ideia do training as a service ou conhecido como TaaS.

É oferecer para o colaborador conteúdo sob demanda com as principais dúvidas que ele possuir.

Aqui na Reev, temos nós o Reev Academy Acreditamos que vender não é um talento nato mas pode ser aprendido com o conteúdo certo?

Já temos mais de 100 times de vendas sendo treinadas com esses conteúdos práticos e que levam novos colaboradores ao alto nível.

Também, temos treinamentos sobre mercados específicos. E o melhor, os nossos alunos terão acesso aos novos conteúdos que serão lançados!

Reaproveitamento de conteúdo

A sua organização já tem uma plataforma para fazer marketing de conteúdo sobre a sua área de atuação? Esta é uma ótima oportunidade para reaproveitar conteúdos e conferir ainda maior seriedade ao trabalho que está sendo feito!

Um blog corporativo pode ensinar aos novos colaboradores dos times de marketing e vendas sobre o tom utilizado pela empresa e sobre os discursos empregados na comunicação diária.  

Até mesmo as imagens escolhidas podem dar sugestões sobre que tipo de tons usar nos produtos de comunicação.

Como criar um treinamento interno para sua equipe com seu conteúdo

Por isso, é tão importante inserir a produção do blog em um contexto de relevância nas estratégias de divulgação da sua marca: ele é como uma extensão de seu site com maior potencial para aproximar-se do público, tanto interno quanto externo.

Um blog bem elaborado sobre os produtos e serviços oferecidos por sua empresa também pode servir de material de divulgação sobre a cultura de sua companhia, apresentando ao público como ela atua e como são as atividades dos colaboradores no dia-a-dia.

Compartilhar conhecimentos sobre a sua área é uma estratégia forte para estar à frente no mercado: além de conquistar reconhecimento e autoridade na área, você atrai pessoas interessadas a fazer parte de seu time. 

Desta forma, fica bem mais fácil convocar colaboradores engajados com o seu negócios e interessados no crescimento da organização!  

Invista em estratégias multimídia

Comprometa-se a produzir materiais interessantes, úteis e atrativos para garantir que seus times estão absorvendo informações essenciais.

E isto, hoje, significa atrair a atenção destas pessoas com imagens cativantes e conteúdo audiovisual.

Além dos vídeos, plataformas internas, quizz online, apostilas e e-books podem despertar os diferentes sentidos de seu colaborador para o aprendizado contínuo.

A gameficação oferece inúmeras possibilidades para engaja a sua equipe na fase de aprendizado. Explore o que você tem à mão! Criar vídeos de treinamento para transmitir informações aos novatos pode ser uma alternativa cara, mas de grande eficiência.

Vídeos são dinâmicos, transmitem a informação de maneira rápida e podem ser vistos por diversas pessoas de uma só vez, o que ajuda na economia de recursos para treinamentos individuais.

Conteúdos em vídeos são especialmente ideais para situações que exigem demonstração. Além de garantir a economia de recursos e um maior controle do que será demonstrado, você também proporciona maior segurança à sua equipe.

Times de marketing e vendas podem não ter de lidar com situações arriscadas no dia-a-dia, mas um treinamento sobre procedimentos de combate ao incêndio não precisa de chamas de verdade, certo?

Garanta o comprometimento com o aprendizado constante!

Um problema do período de treinamento é que ele termina rapidamente.

Para manter o clima de aprendizado e aprimoramento, promova programas de re-certificação e a realização de cursos para que os colaboradores se sintam à vontade para sugerir melhorias e inovar.

Não perca a oportunidade de fazer com que seu time se aprimore. É sempre bom lembrar que um bom programa de treinamento interno não pode ser visto como um gasto, mas como um investimento.

Afinal, ao preparar cada membro da sua equipe para a obtenção de resultados e melhoria de performance, você garante não só a sinergia dos seus times como o sucesso de sua organização!

Planejar o treinamento interno de uma empresa é uma tarefa que exige especial atenção.

É de suma importância trabalhar a relação entre a empresa e seus colaboradores, melhorando a percepção que eles têm a respeito de sua marca e transformar a relação com o lugar em que trabalham.

Neste sentido, o treinamento interno auxilia na formação de um time mais engajado com o crescimento mútuo, sendo uma estratégia fundamental para o endomarketing da empresa.

Colaboradores têm uma grande influência sobre o que ocorre dentro de uma empresa, e isto impacta diretamente no que ela projeta ao público-alvo.

Quanto mais satisfeitos com o trabalho e maior for o esclarecimento acerca das metas de todos os times, mais fácil fica para a criação de uma cultura de inovação e obtenção de resultados.

Gostou de nossas dicas?

Já se você está interessado em formar excelentes profissionais de vendas dentro de sua empresa, veja também esta seleção de blogs nacionais e gringos para estimular o aprendizado da equipe!  


Renato Mesquita é jornalista por formação, se especializou em marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo. Atualmente tem como principais objetivos encontrar oportunidades de geração de leads orgânicos, produzindo materiais ricos e gerenciando conteúdos.

Esse post foi produzido inicialmente pela equipe da Rock Content e atualizado pelo time Reev.

Reev Academy | Alcançando excelência em vendas

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