[HOME OFFICE FRIDAY #124] Sales Engagement: Organização e planejamento de tarefas

Fala pessoal, meu nome é Isabelle Tofani, sou Analista de Marketing na Reev, e hoje eu vou dar 3 dicas práticas para você ter uma boa organização de tarefas e do planejamento de tarefas!

Pra você conseguir organizar suas tarefas, eu só tenho uma coisa pra te falar: planejamento.

Quando eu era SDR e vendedora, a coisa que facilitava a minha vida era fazer um planejamento diário e semanal. 

E antes de começar o vídeo, tenho uma dica valiosa caso você seja SDR ou tenha SDRs no seu time comercial: nós lançamos uma certificação completa gratuita sobre Pré-vendas!

Seja você um gestor ou um Pré-vendedor, essa certificação é a mais completa no mercado para quem é responsável por executar ou gerenciar um processo de prospecção. 

Agora, se você quiser saber mais sobre Sales Engagement e os hábitos que tornam possível maior velocidade em sua execução é só assistir a palestra do nosso CEO, Vinícius Mayrink no Unite.

Palestra Unite: Os Hábitos de Sales Engagement


Sales Engagement: Organização e planejamento de tarefas

Dica 1: tenha visibilidade das suas tarefas diárias e semanais

Começar a semana com um planejamento diário e semanal era bom porque eu começava a semana já sabendo o que fazer durante todos os dias, e começava os dias já sabendo no que focar.

Quando você sabe as tarefas que precisa executar, você tem maior noção de prioridades e do que você vai fazer, então a sua organização fica muito melhor!

Então pra você ter uma boa organização do seu processo, o mais importante é o PLANEJAMENTO.

Então, bora aprofundar nisso!

Antes de tentar planejar qualquer coisa, você precisa saber quem é a pessoa que você quer conversar. Todas as vezes que for definida uma estratégia você precisa saber quem é o seu público alvo.

A partir do momento que sei com quem vou conversar, quais os melhores canais para conversar com eles, aí começo a entender como contextualizar a mensagem.

E tem outra: não adianta saber com quem falar, mas não saber o que falar. 

Preciso entender como a minha mensagem se contextualiza e se adapta ao cenário dele. E como eu vou fazer essa mensagem com uma proposta de valor que ele valoriza, e não como eu ou a minha empresa valoriza. É de acordo com o que ele precisa.

Dica 2: Rode uma abordagem que seja bem parecida com a de alguém do seu time

Pra poder melhorar ainda mais é fazer teste, testar qual canal vai dar mais retorno. Testando você entende se o seu público alvo prefere abrir wpp, ou se ele prefere responder por email, ou se ele não atende ligação de DDD sem ser da região dele.

E muitas outras coisas que você vai entender sobre ele e ir organizando o seu processo.

Você precisa fazer testes, engajamento é sobre testar. E pra você fazer testes que dão sucesso, você precisa de números, de dados. 

Mas você precisa entender que esses dados vão vir ao longo do tempo, quando você vai realizando várias tarefas e mapeando os resultados delas. 

Mas se cada pessoa da equipe fizer suas abordagens muito diferentes, fica difícil de entender o que está sendo mais efetivo em cada contato.

Sem um planejamento da equipe como um todo, cada vendedor e SDR fica com sua própria escolha sobre quais tarefas vão fazer, o que decide ser prioridade, como vão ser feitos os follow ups. E isso deixa cada um do time com um tipo de abordagem e um tipo de resultado. Os processos vão ser diferentes para um mesmo público alvo.

Por exemplo: um SDR faz 5 pontos de contatos com os leads, com um intervalo de dois dias entre cada um. E o outro SDR faz o oposto, dois contatos com um intervalo de 5 dias entre eles. E cada um por um canal diferente.

E pensa que essas micro tarefas são feitas todos os dias por volta de 60 a 80 vezes, que é um número de tarefas que um vendedor/SDR executam por dia. E elas vão gerando uma inconsistência ao longo do tempo e dificulta alcançar o resultado ideal.

planejamento de tarefas - 3 dicas

Dica 3: transparência e visibilidade para otimização dos processos e resultados

E é nesse momento que o time perde a transparência e visibilidade necessária pra melhorar o processo. Cada profissional executando tantas tarefas por dia sem organização, planejamento e mensuração de resultados vai dificultar de entender pontos fortes e pontos fracos do processo.

E para ter otimização no seu processo, para que ele melhore, é necessário voltar lá no planejamento de cada um do time, entender como foram feitos os contatos com os potenciais clientes, por onde, quantas interações foram feitas com ele, com qual frequência, entre outras análises, e entender, através de dados, como melhorar ainda mais o processo, dando mais ênfase pro que deu resultado e modificando o que não deu resultado bom.

É por tudo isso que o planejamento é necessário. Sem uma boa organização e planejamento das tarefas do seu time, não tem como o seu time ter uma boa otimização do processo e garantir que todo o time vai melhorar.

Se você quiser entender mais profundamente sobre as etapas de execução, mensuração e otimização, assista a palestra completa do Vini, CEO aqui do Reev, sobre Sales Engagement.

E como dica bônus: recomendo que você dê uma olhada no nosso certificado gratuito sobre Pré-vendas.

São mais de 15 horas de aula sobre a área. Quando eu fui SDR eu não tive essa oportunidade, então aproveita que reunimos tudo que um SDR precisa saber e manda brasa no curso!

Dá só uma olhada nos módulos 5 e 6 do certificado.

Rotina e organização de um SDR e Planejamento de Tarefas

Conclusão

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Abraços e até o próximo vídeo!!!

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